Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
Escola de Inverno: Desvendando os mistérios das ciências no estudo das doenças
Luís Eduardo Sormani, Jordanna Cruzeiro, Marcia Guimarâes da Silva

Última alteração: 2025-02-24

Resumo


Introdução: A extensão universitária surgiu com a intenção de direcionar por novos caminhos a sociedade e promover a educação continuada. Os projetos de extensões, além de tornarem possível a construção de um conhecimento acadêmico mais elaborado, possibilitam a democratização do saber e a participação da comunidade no ambiente científico. Nesse contexto, a educação superior deve trabalhar conceitos de comprometimento e solidariedade em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Objetivos: Promover a formação de conhecimento, estimular a educação de nível superior e construir um vínculo entre estudantes do Ensino Médio de Botucatu e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Botucatu-SP. Metodologia: O evento desenvolvido com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) englobou 3 dias de atividades na Unidade de Pesquisa Experimental (UNIPEX), com 11 alunos do Ensino Médio, matriculados no Cursinho Público Avança da Medicina Veterinária de Botucatu. Atividades realizadas: Foram desenvolvidas atividades didáticas e práticas. Palestras realizadas abordaram os principais tópicos da patologia (câncer, doenças cardiovasculares, parasitologias, doenças endêmicas, variabilidade genética, casos clínicos e imunologia) e práticas com cultura de células e eletroforese, além de ser discutido a ciência na universidade, utilizando uma linguagem acessível e momentos de descontração. Resultados alcançados: Por meio da extensão, houve a participação da sociedade por meio do estímulo para o ingresso no ensino superior e a contribuição com a educação no país. A Escola de Inverno contribuiu para uma imersão no mundo do estudo de doenças, o que trouxe aos alunos uma perspectiva diferente, incentivando-os a ingressar no ensino superior e a iniciar a vida acadêmica desde o ensino médio. Considerações: A proposta de extensão foi desenvolvida para cumprir os objetivos da Extensão Universitária no Brasil estimulando o ingresso no Ensino Superior.

Palavras-chave


Patologia; Didática; Prática; Extensão