Tamanho da fonte:
MENINAS EPITACIANAS NAS EXATAS: SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Última alteração: 2024-03-25
Resumo
O projeto “Meninas Epitacianas nas Exatas” (MEEx) teve como objetivo central promover ações que, ao serem articuladas, incentivassem a participação feminina nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM). O projeto foi pleiteado com recursos por meio da aprovação no Edital PRX/PRP/PRE Nº 5/2022 (Meninas nas Exatas) do IFSP. Nessa perspectiva, problematizamos ações intencionalmente direcionadas às reflexões a respeito de práticas educativas (pedagógicas e matemáticas) para promovermos espaços de discussão que rompessem com as situações de manutenção de diferenças, desigualdades e silenciamentos das ações femininas no âmbito da STEAM. Para tanto, as ações do MEEx reuniram um conjunto de atividades educativas de cunho artístico, social e cultural, em uma perspectiva interdisciplinar, com o objetivo de ampliar as interações entre a comunidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio (IFSP/PEP) e a comunidade externa, representada majoritariamente nessas ações por meninas, estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, bem como professoras que ensinam matemática (PEM) atuantes no município sede do IFSP/PEP. Tais atividades congregaram empreendimentos que envolveram diretamente a realização de atividades de ensino, tarefas investigativas e ações extensionistas, nas quais estiveram envolvidas duas estudantes bolsistas (uma oriunda de um curso superior e outra de um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio) e uma voluntária (de um curso superior) e seis docentes (uma da área de Arte, uma da área da Biologia, um da área de Física, uma da área de Química e dois da área de Matemática). Entre os resultados alcançados destacamos as aproximações entre a comunidade externa e o IFSP/PEP e as demandas da sociedade por uma nova edição das ações vinculadas ao MEEx.