Conferências do IFSP, VII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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O USO DE EXPERIMENTOS COMO FERRAMENTA PARA INCENTIVAR MAIOR PARTICIPAÇÃO FEMININA NA CIÊNCIA
Hosana Rosa Moratte, Maria Eduarda dos Santos, Mayara Midori Omai, Pâmela Buzanello Figueiredo Rossi

Última alteração: 2024-03-25

Resumo


O papel das mulheres no desenvolvimento da ciência é crucial para as descobertas e avanços contemporâneos. No entanto, desde a infância as meninas, frequentemente, enfrentam a falta de incentivo e representatividade, manifestada desde seu primeiro contato com o entretenimento, como animações voltadas ao público infantil que perpetuam estereótipos na representação de cientistas. Essa ausência de representatividade desde cedo não as motiva a considerar uma carreira científica, influenciando suas escolhas profissionais e contribuindo para a persistência da desigualdade de gênero nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). É fundamental reconhecer que essa disparidade não reflete falta de aptidão feminina, mas sim a ausência de representação e incentivo apropriados. Diante desse cenário, nosso projeto busca inspirar meninas do 9° ano do ensino fundamental II até o 3° e 4° anos do ensino médio a ingressarem e atuarem nas áreas de STEAM, visando aumentar a equidade de gênero nessas carreiras. Por meio de atividades práticas e presenciais, realizadas ao longo de um ano, no Instituto Federal São Paulo Campus São Miguel Paulista (IFSP-SMP) e em escolas públicas da região - EMEF Arquiteto Luis Saia e o CEU Vila Curuçá, buscamos proporcionar experiências de cooperação e construção de conhecimento às participantes do projeto. Com o intuito de aproximar a ciência da realidade das meninas, foram realizadas 4 atividades didáticas utilizando materiais de baixo custo visando tornar os experimentos acessíveis. Foram feitas oficinas com as temáticas “Dia da Química” e “Dia da Biologia”, as quais contaram com a realização de experimentos de caráter lúdico, executados pelas próprias participantes da oficina, que abordaram conceitos relacionados às respectivas disciplinas. Ademais, também desenvolvemos a atividade "Desvendando um Crime com as Meninas na Ciência", em que um roteiro de atividades foi seguido pelas participantes, com o intuito de que elas aprendessem com exercícios envolvendo raciocínio lógico conceitos de química e cooperação, além de solucionar o mistério da atividade de forma coletiva. Por fim, também foi realizado o “Encontro sobre Poluição". Nessa atividade, alguns fenômenos causados pela poluição foram explicados por meio de experimentos de química, como, por exemplo, a chuva ácida. Em suma, os encontros envolveram, pelo menos, nove meninas cada e para fins de fixação do conteúdo, após cada experimento, foram realizadas perguntas para avaliar a compreensão das estudantes e como a dinâmica contribuiu para seu aprendizado e motivação para seguir na área da ciência. Observamos, desse modo, que o uso de experimentos para o ensino da ciência marcou a memória das participantes, facilitando a compreensão dos conceitos teóricos apresentados. Além disso, as atividades as incentivaram a considerar uma carreira científica e a procurar instituições que valorizem o estímulo à produção científica.