Conferências do IFSP, VII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
QUIMICANDO: ATIVIDADES LÚDICAS E CONTEXTUALIZADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Maria Eduarda Oliveira Souza, Bianca Sartori, Andrea Santos Liu

Última alteração: 2024-03-25

Resumo


A Química é uma disciplina muitas vezes considerada como difícil e desafiadora por estudantes do Ensino Médio. Com o intuito de superar tal barreira, o projeto de extensão “Quimicando” utiliza Histórias em Quadrinhos (HQs) como uma estratégia motivadora, que combina a linguagem visual e narrativa para retratar conceitos científicos, de forma simplificada e cativante (LIU, 2019). As atividades do projeto são desenvolvidas em parceria com escolas públicas de educação básica, visando despertar o interesse dos estudantes pelo ensino de Ciências, buscando tornar o aprendizado mais acessível e divertido. Os estudantes do curso de Licenciatura em Química, participantes do projeto, elaboram as HQs envolvendo temáticas abrangendo a questão ambiental e conceitos de química no dia a dia, a partir do uso de personagens e situações fictícias. O uso de HQs em sala de aula estimula a criatividade dos envolvidos, além de permitir que se envolvam ativamente no processo de situações lúdicas de ensino e aprendizagem (BORGES, 2021). Durante as ações de extensão, utilizando as HQs, os estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio têm a oportunidade de aprender sobre os elementos químicos, compostos, reações químicas e outros conceitos fundamentais da Química, além de terem maior conhecimento sobre a Química do cotidiano e de problemas ambientais da atualidade. Ademais, associadas às HQs são realizados experimentos de cunho investigativo e jogos, visando despertar o interesse e a motivação dos estudantes, a fim de participarem efetivamente das ações de extensão. Durante todas as ações de extensão realizadas, estimulou-se a troca de conhecimentos e o trabalho em equipe. Além disso, o projeto tem oportunizado integrar a disciplina de química com outras áreas do conhecimento, como a literatura e a arte, permitindo explorar a relação entre diferentes disciplinas, ampliando sua visão sobre a Ciência e sua aplicação no cotidiano. No presente trabalho, relatada-se uma ação de extensão, envolvendo 05 turmas de Ensino Médio de uma escola pública, localizada no município de São José dos Campos. Foi desenvolvida uma HQ envolvendo acidificação dos oceanos, para retratar um dos problemas decorrentes do aquecimento global. Também foi realizado um experimento envolvendo a temática pH para abordar conteúdos de acidez/basicidade, utilizando-se extrato de repolho rolho como indicador de pH. Os resultados da ação foram positivos, com a participação ativa dos discentes na atividade proposta. Os estudantes envolvidos demonstraram maior engajamento e interesse pela Química, além de apresentarem uma melhora significativa em questionamentos acerca dos conteúdos de química abordados na ação. Além disso, a abordagem lúdica e criativa utilizada no projeto corroborou para a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos, capazes de aplicar o conhecimento químico em situações reais, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Com uma abordagem interdisciplinar e parcerias com instituições de ensino, o projeto permite que a Química seja retratada como uma disciplina fascinante e relevante para o cotidiano e para a formação dos estudantes. Além disso, o projeto tem corroborado para a formação de futuros professores de química.