Última alteração: 2024-03-22
Resumo
A aprendizagem do estudante Público Alvo da Educação Especial e as garantias para o processo de escolarização não é discussão recente, mas se intensificaram a partir dos anos 1990, quando se vivencia no Brasil um movimento de garantia e direitos de uma educação inclusiva. Diante de um movimento internacional e nacional algumas legislações e políticas são publicadas e junto disso a busca por caminhos em prol da escolarização dos alunos público alvo da Educação Especial em escolas comuns. Esse movimento traz um aumento de matrículas de estudantes na Educação Básica, Ensino médio e Superior das escolas comum e no contexto de formação profissional tecnológica, principalmente após a efetivação da Lei de Cotas na Rede federal de Educação. Com esse movimento, questionamentos iniciam-se como: quais as possibilidades e recursos são vivenciados pelas instituições para asseguram a permanência, a acessibilidade curricular, quando se pensa na educação básica e no contexto do ensino técnico e tecnológico? Como a parceria IFSP e escola podem contribuir para esse processo. Logo, o objetivo do projeto proposto foi o de colaborar com os profissionais que atuam na escolarização dos estudantes PAEE, contribuir para o trabalho realizado nas escolas de educação básica, na educação profissional dos Institutos Federais. Foram realizados nesse projeto a realização de atividades de extensão ofertadas entre o primeiro e o segundo semestre de 2023, com cursos nos temas “Ensino Colaborativo- Coensino” e “Práticas colaborativas entre professores do ensino comum e especializado em escolas de educação infantil”. Esses encontros colaboraram na produção de conhecimento, mapearam os desafios e as possibilidades vivenciadas no contexto inclusivo das escolas de educação infantil, de ensino colaborativo e possibilitaram o desenvolvimento de práticas colaborativas nas escolas que esses profissionais atuam. Ambos foram oferecidos para docentes em horário de trabalho, com apoio das Secretarias Municipais e Educação. Além disso, diferentes formações em palestras online foram oferecidas, com os temas demandados pelas comunidades e em espaços de diálogo e trocas, como por exemplo “Roda de conversa: Atendimento Educacional Especializado e a Atuação do professor/a da Educação Especial na Rede Federal”, “Perspectivas teóricas e práticas do profissional de apoio escolar”, etc. Em junho também ocorreu a ocorreu o Evento: “Mostra de Boas Práticas em Inclusão Escolar de Sorocaba” no Parque Tecnológico de Sorocaba, sob a coordenação e idealização do projeto, a Profa. Dra. Carla Ariela Rios Vilaronga (Docente do IFSP- Sorocaba). O evento nomeado “Mostra de boas práticas em Inclusão Escolar de Sorocaba”, com intuito de ser um espaço de diálogo, formação e divulgação de práticas exitosas no contexto escolar. O evento foi idealizado em parceria com a Secretaria da Educação - SEDU / Divisão de Educação Especial - DEE, Diretoria de Ensino de Sorocaba- Educação especial, bolsista do projeto, Licenciandos em Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo- Sorocaba e docentes da Rede municipal de Sorocaba. Os professores da Rede Municipal, estadual e os licenciandos participaram ativamente da idealização do evento e da divulgação final em um caderno de anais, que terá diferentes resumos expandidos de boas práticas em Inclusão Escolar de Sorocaba.