Conferências do IFSP, VII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
O BRINCAR COMO RECURSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Rubia Carolina Luna, Erika Cristina Mobile, Tamyris Bonilha

Última alteração: 2024-03-22

Resumo


Este projeto visou instaurar ações formativas envolvendo dialogicamente as comunidades externas ao IFSP, especificamente, uma instituição de atendimento a filho/as de mãe com diagnóstico de câncer, por meio da criação de um espaço/ambiente favorável para o brincar de modo a garantir condições para a criação de vínculos das crianças entre si e das crianças com a graduanda-bolsista. As intervenções educativas, além de promoverem o desenvolvimento dos licenciandos envolvidos, promoveram ações transformadoras na comunidade externa, com a possibilidade das crianças envolvidas desenvolverem sentimentos de acolhimento, pertencimento e reconhecimento, além de virem-a-ser capazes de criar um faz de conta e/ou uma narrativa com ajuda dos brinquedos e, ou seja, de expandir a capacidade de criar e de jogar com símbolos, cujas experiências de mediação são essenciais no contexto da formação inicial docente.

As intervenções aconteceram em uma organização não governamental que presta atendimento/acolhimento a pessoas em tratamento oncológico paliativo no período de junho de 2023 a novembro de 2023, envolvendo a participação de uma discente bolsista e dois voluntários do curso de Pedagogia. Os custos para a realização do projeto consistiram em uma bolsa para a discente selecionada para participação no projeto.

As ações aconteceram semanalmente, aos sábados no período da manhã, na instituição, além de reuniões de acompanhamento/orientação/avaliação envolvendo a comunidade acadêmica e externa. Nos encontros semanais (na instituição participante) foram desenvolvidas diferentes ações extensionistas as quais configuram estratégias para a promoção do lúdico e da brincadeira em um espaço seguro, acolhedor e promotor de desenvolvimento dos participantes, dentre elas: brincadeiras livres/dirigidas, contação de histórias, oficina artística, dança, teatro, uso de jogos simbólicos (prontos e produzidos pelas crianças participantes). Durante o percurso do projeto, por motivos de saúde, a bolsista teve a necessidade de se retirar do projeto, sendo substituída por outra discente do IFSP. Foi possível notar que essa troca na equipe teve um impacto significativo no projeto, resultando na evasão de algumas crianças do projeto, mas apesar dos desafios o projeto teve seguimento.

Foi realizado uma pesquisa com os pais das crianças inscritas no projeto para acompanhamento qualitativo dos encontros e obtive-se uma resposta de que, apesar de não verem uma grande mudança no âmbito pedagógico (mesmo não sendo esse o foco do projeto) eles puderam observar uma mudança significativa no comportamento das crianças, apresentando mais calma e comunicação com os outros. A bolsista também pôde perceber, ao final do projeto, uma melhora e desenvolvimento positivo nas relações entre ela e as crianças e das crianças com as outras crianças, tornando o ambiente mais acolhedor e promovendo um sentimento de pertencimento e ansiedade pelos próximos encontros em todos os participantes.