Conferências do IFSP, VII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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FACILITAÇÃO AOS MERCADOS LOCAIS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR LOCAL E REGIONAL
MARIANE SIMOES, LUCIANO CARVALHO

Última alteração: 2024-03-13

Resumo


O projeto de extensão está relacionado ao incentivo ao comércio da produção local e busca conhecer as principais demandas dos produtores com relação a comercialização de seus produtos. O projeto tem como objetivo estreitar diálogos entre os agricultores e o IFSP campus Boituva, a fim de realizar ações que possam auxiliar a aproximação da comunidade local com a Agricultura Familiar e sua respectiva produção para promover o comércio e a alimentação consciente. Com a finalidade de conhecer o perfil dos produtores, utilizamos como metodologia saídas de campo em feiras na cidade de Boituva para realizar a apresentação do projeto e para conhecer um pouco a história de cada agricultor, assim como seus principais desafios para realizar a venda de seus produtos. Como eles possuem um vasto conhecimento na parte da agricultura orgânica, agroecológica e natural, foi constatado que  a maior dificuldade apontada  está na inserção nos meios digitais para alcançar novos clientes. Verificou-se que a importância do digital na contemporaneidade é incontestável, pois as tecnologias digitais, como a internet, os smartphones e as redes sociais, estão presentes em todos os aspectos da vida. Com isso, o projeto de extensão do IFSP campus Boituva “Facilitação aos mercados locais para comercialização de produtos da agricultura familiar local e regional” identificou novas oportunidades de comercialização dos produtores locais com o comércio eletrônico, marketing digital e inteligência artificial. O projeto realizou duas capacitações com foco em ferramentas gratuitas para divulgação digital dos produtos e a automatização do atendimento ao cliente. As ferramentas escolhidas para as capacitações foram o Whatsapp Business e o Canva para alavancar o comércio da Agricultura Familiar local e regional. Durante os cursos observou-se a falta de conhecimento dos produtores com a tecnologia, incluindo pessoas que não sabiam ligar os equipamentos. Após o desenvolvimento das capacitações de extensão, foram realizados formulários para mensurar os resultados obtidos com a autoavaliação dos participantes de forma anônima pelo Google Forms. Entre as opções “Satisfatório”, “Bom” e “Ruim” foi atingido um resultado de 34% como “satisfatório” e 66% como “bom” e ao observar o comportamento no ambiente online dos participantes, percebe-se ações mais ativas em relação à presença profissional dos produtores no online. Recomenda-se esforços periódicos para atualização tecnológica dos produtores, de modo que eles possam competir com grandes redes e alcançar a população da região de Boituva.