Última alteração: 2024-03-22
Resumo
O Instituto Federal orienta suas atividades de ensino, pesquisa e extensão com base na compreensão de que a ciência, tecnologia e educação são fatores impulsionadores de um processo formativo e inclusão social. Ao introduzir os adolescentes e a comunidade de Boituva no mundo científico, é possível estimular reflexões não convencionais e questionadoras sobre os fenômenos que compõem o cotidiano dessa comunidade, além de democratizar o acesso e a compreensão da tecnociência. Com essa premissa, o projeto "Banca da Ciência: Divulgação Científica na Escola e na Comunidade” tem como objetivo elaborar comunicações da ciência voltada ao público da educação básica e comunidades escolares e civis na região de Boituva/SP. Contando com a abordagem lúdica de temas científicos, conectados a manifestações artístico-culturais e temas sociais através de intervenções não-formais em ambientes educacionais, escolares e exibições da iniciativa da ciência móvel, sendo característico do projeto, fundamentado em propostas socioculturais, envolvendo materiais de baixo custo e produtos midiáticos. O projeto proporciona estratégias para o engajamento e interesses das comunidades por temas científicos e sua possibilidade de comunicação, em estratégias socioculturais, em lugares públicos como parques, eventos, centro de convenções, além de disponibilizar oficinas para escolas em comunidades de risco e com baixa avaliação no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em 2023, expandimos o projeto com ações em penitenciárias. As ações se configuraram em temas relacionados às ciências da natureza e sua relação com a tecnologia, sociedade e ambiente, desdobrado nas linhas: meio ambiente; exploração do espaço; igualdade de gêneros na ciência; e natureza da ciência e tecnologia. Os temas específicos, dentro dessas linhas, atenderam à demanda das comunidades em que o projeto atuou, sendo escolhidos através de discussões, formulário e entrevistas. Tendo como resultado alcançado a verificação das medidas do uso de produtos culturais e experimentos, permitindo um processo de difusão da ciência na comunidade civil e escolar. Como referenciais teóricos do nosso trabalho nos valemos de estudos em divulgação científica e educação não-formal de Alberto Gaspar (2002) e Martha Marandino (2013) articulados com referenciais socioculturais da Educação como Lev Vigotski (2001), Paulo Freire (2013) e Georges Snyders (1988). As atividades de divulgação científica, realizadas em escolas municipais da rede de Boituva, em espaços públicos da região e na Penitenciária em Iperó/SP, permitiram promover um processo de diálogo com a comunidade acerca da importância da ciência e tecnologia em seu cotidiano, trazendo o foco para discussões que buscam incorporar os interesses e conhecimentos prévios das comunidades, com reflexões sobre a importância de combater o negacionismo científico e entificar a resolução de seus problemas cotidianos com a ciência e tecnologia. Vale ressaltar que todas as etapas do projeto estão em consonância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, em 2015, que buscam ampliar os compromissos pela sustentabilidade global entre os anos de 2015 e 2030. Em nossas ações de extensão, temos incluídos diversos desses objetivos, como: Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Produção e Consumo Responsável; Ação Contra Mudança Global no Clima, Vida Terrestre e Vida na Água.