Tamanho da fonte:
EXPERIÊNCIA NO PROJETO DOCENTE APRENDIZ DO IFSP ITAQUAQUECETUBA
Última alteração: 2024-03-22
Resumo
O projeto Docente Aprendiz é um plano educacional que visa preparar professoresiniciantes para sua carreira na educação. Tem como objetivo selecionar estudantes dos cursos deLicenciatura (Letras e Matemática) e de Engenharia Mecânica do Campus Itaquaquecetuba pararealizar atividades de docência e ações de extensão vinculadas ao cursinho preparatório para oENEM, ofertado pela unidade semestralmente. O projeto proporciona aos estudantes dasLicenciaturas e Engenharia a oportunidade de ministrarem aulas práticas na própria unidade,envolvendo-se também em outras atividades além da docência. É importante destacar que omunicípio de Itaquaquecetuba enfrenta desafios socioeconômicos e educacionais, tornando aoferta de cursos preparatórios gratuitos do IFSP vital para a comunidade local, reduzindo asdesigualdades de acesso à educação. No cursinho, os extensionistas ministram os principaisconteúdos encontrados nos vestibulares, estimulando e incentivando a continuidade dos estudosda comunidade envolvida. O projeto traz experiências práticas aos extensionistas, tornando-osmelhores profissionais ao gerenciarem uma sala de aula na prática por meio da experiência daextensão. Para a iniciação do projeto, há uma seleção de extensionistas, dentre os cursos deLicenciaturas/Engenharia, por meio de um edital. Os selecionados têm um vínculo de 8 mesescom o projeto, com uma carga horária de 20h semanais. Os estudantes são supervisionados porum docente do campus, que tem a função de orientá-los e guiá-los no projeto. Os extensionistasparticipam de reuniões de planejamento do curso junto aos professores supervisores para, emseguida, executarem o plano de ensino e prepararem as aulas e materiais utilizados nelas.Durante o período do projeto, além das aulas ministradas, que trabalharam diversos conteúdosrelacionados ao ENEM, os extensionistas realizaram plantões de dúvidas semanais para atenderàs demandas do público do cursinho, produziram material explicativo e gravação de vídeoscurtos sobre como fazer uma bora redação e sobre dicas importantes para o dia do ENEM e deoutros vestibulares, além de organizarem debates literários. Além disso, o CampusItaquaquecetuba promoveu semanas temáticas, nas quais foi delegada aos extensionistas umaparticipação ativa: na Semana da Matemática, foi realizada uma oficina de jogos matemáticosafricanos; na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi realizada uma oficina de Geogebra;na Semana da Consciência Negra, está prevista uma roda literária sobre elementos raciais namúsica do Racionais Mc’s. Ao longo do projeto, os resultados adquiridos foram: incentivo aosestudantes para darem continuidade aos estudos; realização de revisão dos conteúdos maisfrequentes no ENEM; fornecimento de estratégias de leitura e resolução de problemas de formaque os alunos pudessem ter um desempenho melhor nos processos seletivos; e contato dos
extensionistas com a comunidade externa, na vivência prática de trabalho docente, nas práticas emetodologias de ensino e na aprendizagem de manipulação de novas tecnologias. Ter aoportunidade de participar deste projeto proporcionou conhecimento empírico imensurável,contribuindo para a formação profissional e pessoal dos bolsistas e voluntários. Agradecemos àsprofessoras supervisoras Cristiane e Lucilene e à coordenadora do projeto Cecília pelaorientação durante todo o processo. Agradecemos à PRX pelas bolsas ofertadas.
extensionistas com a comunidade externa, na vivência prática de trabalho docente, nas práticas emetodologias de ensino e na aprendizagem de manipulação de novas tecnologias. Ter aoportunidade de participar deste projeto proporcionou conhecimento empírico imensurável,contribuindo para a formação profissional e pessoal dos bolsistas e voluntários. Agradecemos àsprofessoras supervisoras Cristiane e Lucilene e à coordenadora do projeto Cecília pelaorientação durante todo o processo. Agradecemos à PRX pelas bolsas ofertadas.