Conferências do IFSP, VII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
SANEAMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
MARIA ISABELA ALVES ANTUNES

Última alteração: 2024-03-22

Resumo


1 Graduando engenharia de Biossistemas, Bolsista de EXTENSÃO, IFSP, Câmpus Avaré, daiane.p@aluno.ifsp.edu.br

2 Graduando engenharia de Biossistemas, Bolsista EXTENSÃO, IFSP, Câmpus Avaré, e.rocha@aluno.ifsp.edu.br

3 Graduando engenharia de Biossistemas, Bolsista EXTENSÃO, IFSP, Câmpus Avaré, isabela.maria@aluno.ifsp.edu.br

4 Graduando engenharia de Biossistemas, Bolsista EXTENSÃO, IFSP, Câmpus Avaré, amaral.naila@aluno.ifsp.edu.br

 

 

 

 

Apresentado no

VII Congresso de Extensão e VII Mostra de Arte e Cultura

24 a 30 de novembro de 2023 - São Paulo - SP, Brasil

 

 

 

RESUMO: O trabalho é uma síntese de dois projetos, tanto o aprovado no edital-AVR nº 001/2023, quanto  o edital de n° 273/2023 (edital de apoio a projetos de Sustentabilidade e Economia social). Nessa óptica, o intuito dos projetos é baseado na mesma "lógica de atuação”, apresentar avanços significativos na promoção de saúde, qualidade de vida em áreas rurais carentes de infraestrutura adequada de saneamento. Busca não apenas resolver questões de saneamento, mas também interagir práticas sustentáveis na produção de alimentos orgânicos, contribuindo para a segurança hídrica e o bem-estar da população local, vale ressaltar que o projeto está alinhado com 2 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo assim a ODS de número 2 (fome zero e agricultura sustentável) e ODS de número 6 (água potável e saneamento), já que o intuito é tratar os resíduos e aproveitar os nutrientes, "gerando” árvores frutíferas, logo produzindo alimentos. O Projeto segue uma metodologia bem estruturada, envolvendo a coleta de dados, planejamento, execução e monitoramento. Até o momento, foram realizadas análises microbiológicas e diagnósticos das tecnologias de tratamento de água de esgoto de oito propriedades rurais. Com base nos resultados, foram feitas recomendações e desenvolvidas soluções inovadoras, como a tecnologia do círculo de bananeiras (tratamento de águas cinzas), implementadas em três propriedades de Avaré e no assentamento de Iaras. Além disso, está em execução a tecnologia da bacia de evapotranspiração para tratamento de água proveniente de vaso sanitário, assim como a construção de um filtro lento de areia para tratar a água de consumo contaminada. As intervenções estão sendo monitoradas continuamente para avaliar a efetividade das medidas adotadas. Já foram observadas melhorias evidentes na redução de exposição ao risco à saúde em locais afetados pela exposição de esgoto a céu aberto. O projeto destaca-se pela sua relevância, uma vez que ajuda a combater os desafios de saneamento em Avaré e região, ao abordar o tratamento de águas e resíduos de forma sustentável beneficiando assim a saúde e qualidade de vida dos moradores. Por fim, agradecemos ao Instituto federal de Educação e Tecnologia de São Paulo, em particular à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX), à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação(PRP), à Pró-Reitoria de Administração (PRA) e a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (INOVA) pelo suporte financeiro e bolsas, também expressamos gratidão às instituições parceiras, em especial à Associação Orgânicos Avaré, pelo apoio no desenvolvimento do projeto

 

PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de vida; Desenvolvimento no campo sustentável; Saúde rural; Segurança Hídrica.

 

AÇÃO VINCULADA:Projeto de extensão "Sustentabilidade no saneamento rural" - edital 273/2023.Projeto de extensão "Saneamento rural sustentável" - edital AVR  n° 0001/2023.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos ao Instituto Federal de Educação e Tecnologia de São Paulo pelo suporte na forma de bolsas para discentes e recursos financeiros, em particular à Pró- Reitoria de Extensão e Cultura (PRX), à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PRP), à Pró-reitora de Administração (PRA) e Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (INOVA). Também expressamos nossa gratidão às instituições e parceiros que contribuem com o desenvolvimento do projeto, em especial à Associação Orgânicos Avaré.