Última alteração: 2024-03-22
Resumo
O projeto "Possibilidades de Integração de Recursos Computacionais para o Ensino de Matemática" teve como meta capacitar professores no uso de tecnologias digitais tanto em configurações presenciais quanto remotas. Durante o período de quatro meses, o projeto ofereceu uma série de oficinas que abordaram aspectos teóricos, práticos e reflexões sobre a integração de recursos tecnológicos no ensino de matemática. O intuito era incentivar os participantes para a criação de abordagens educacionais inovadoras. A abordagem metodológica envolveu a realização de cinco oficinas remotas. Elas foram realizadas em encontros síncronos semanais de uma hora e meia no Google Meet, com um fórum de dúvidas para apoiar os participantes em suas necessidades. Além das oficinas, o projeto abrangeu a produção de materiais e atividades relacionadas à calculadoras, planilhas, ambientes gráficos, geometria dinâmica e sistemas de computação algébrica. Isso permitiu uma integração eficaz de recursos tecnológicos no ensino de matemática, atendendo a professores tanto em sua formação inicial quanto continuada. O objetivo deste trabalho é apresentar as oficinas relacionadas aos temas calculadoras e planilhas eletrônicas. As oficinas proporcionaram discussões teóricas, atividades práticas e reflexões sobre a incorporação dos recursos na prática pedagógica, além de atividades práticas ao final de cada uma. As oficinas foram desenvolvidas nas plataformas Google Sala de Aula, em que foi disponibilizado um fórum de dúvidas, e GeoGebra Classroom em que propomos atividades aos participantes. Contou também com os seguintes critérios de avaliação: a participação obrigatória, a realização de atividades na plataforma GeoGebra Classroom e o desenvolvimento de atividades específicas com os recursos computacionais considerados. O projeto almejou impactar tanto no âmbito local quanto global. Localmente, visou a criação de um curso de extensão baseado nos recursos computacionais oferecidos, que pôde emitir certificados com carga horária adicional, auxiliando na progressão de carreira de professores nas redes municipais e estaduais de São Paulo e, no formato presencial, em todo o Brasil. Além disso, os participantes do curso puderam ser convidados a ministrar oficinas para estudantes de licenciatura em Matemática do IFSP - Campus São Paulo, utilizando as atividades desenvolvidas nas oficinas como base.