Tamanho da fonte:
O ENSINO DE LÍNGUAS NO PROGRAMA MUNDO AFORA: VIAJANDO PELA DIVERSIDADE CULTURAL
Última alteração: 2017-11-22
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a experiência do ensino de línguas e aspectos culturais de diferentes países em um programa de extensão desenvolvido no IFSP Câmpus Presidente Epitácio, denominado «Programa Mundo Afora: viajando pela diversidade cultural», que teve início no ano de 2017. O programa, visto em uma perspectiva mais ampla, tem como foco o respeito e a valorização de diferentes culturas, por meio de atividades artísticas, culturais, esportivas e educacionais de diferentes línguas, tais como a inglesa, a francesa, a espanhola, a japonesa e Libras (linguagem brasileira de sinais). As atividades oferecidas pelo programa (ensino de idiomas, rodas de conversas, oficinas de culinária, oficinas de artesanato, cine-debates, exposições de fotos, dança, jogos e brincadeiras, esportes, música, dentre outras) visam atingir um público bem diversificado, por meio de práticas que estimulam a valorização cultural. Várias pessoas estão envolvidas neste projeto: alunos bolsistas, professores, técnicos-administrativos, membros da comunidade externa e os resultados obtidos até o momento sinalizam para o fortalecimento da parceria entre o câmpus e a comunidade local. Desta forma, apresentaremos os resultados parciais obtidos com o programa, fazendo neste trabalho um recorte para as ações voltadas ao ensino de línguas e suas culturas, um dos eixos de ação desenvolvidos pelo programa.
Palavras-chave
idiomas; diversidade; cultura; ensino e aprendizagem.
Texto completo:
PDF