Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

Tamanho da fonte: 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE UM MINICURSO DE ASTRONOMIA ABERTO À COMUNIDADE
Julia Cristina Barbosa Lucoveis

Última alteração: 2017-11-22

Resumo


Este trabalho pretende refletir sobre diferentes abordagens utilizadas em atividades de divulgação científica durante a realização de um minicurso de astronomia livre e aberto à comunidade, com vistas a reforçar o ensino de ciência e introduzir conhecimentos associados a temas mais complexos de astrofísica para um público leigo, utilizando oficinas, palestras e outros tipos de ferramentas didáticas.

A educação tem se tornado crescentemente um ponto importante de debate: cada vez mais pessoas percebem o quão precárias são as condições de ensino em redes públicas de escolas de educação básica, principalmente nas áreas das ciências naturais, que vem perdendo espaço para outras disciplinas. Jovens são formados em um meio que não proporciona os conhecimentos científicos necessários para a vida contemporânea e para uma visão ampla da complexidade do mundo em que vivemos. Deste modo, por exemplo, conteúdos de astronomia deveriam estar mais integrados à estrutura curricular da educação básica, para instigar a busca pelo conhecimento, proporcionar uma formação mais integral e apresentar conceitos, leis e fenômenos que ajudem a explicar a diversidade de propriedades do universo. A ciência é um dos possíveis caminhos para entender melhor o mundo e a escola tem obrigação de introduzir os jovens nessa área de conhecimento.


Palavras-chave


educação científica; astronomia; aprendizagem.

Texto completo: PDF