Conferências do IFSP, IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura

Tamanho da fonte: 
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ESTÍMULO DO RACIOCÍNIO LÓGICO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Giovana Armidoro Rabêlo, Vânia Gomes, João Gabriel de Almeida Esteves Rocha, Breno Lisi Romano

Última alteração: 2017-11-23

Resumo


O raciocínio lógico é imprescindível para o desenvolvimento do indivíduo que o utiliza. Diante de tal conceito, este artigo tem como objetivo propor atividades para estimular o desenvolvimento cognitivo e o raciocínio lógico de crianças do ensino fundamental (ciclo I) de escolas municipais de São João da Boa Vista. Divididos em 6 dinâmicas, as atividades estão separadas em 4 temas: Manuais, Problemas Lógicos, Técnicas Algorítmicas e Estratégicas. Todas as atividades serão avaliadas a partir de um formulário de desempenho. O plano de aula das dinâmicas foi desenvolvido de forma a proporcionar a evolução de um conjunto de habilidades e, assim, conceder o desenvolvimento do raciocínio lógico. A partir de questionários aplicados aos alunos, antes e depois da realização das atividades, será realizada a comparação de seus respectivos desenvolvimentos das habilidades.

Palavras-chave


Raciocínio Lógico; Educação Infantil; Desenvolvimento Cognitivo; Dinâmicas

Texto completo: PDF