Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
Formação de professores de matemática a partir da feira
Brian Yohan Corrêa Alves Leonel, Lucas Matheus de Freitas, Paulo Henrique Correia Araújo Cruz

Última alteração: 2025-02-14

Resumo


Este resumo apresenta a produção de vídeos educativos, voltados à temática de Educação Financeira, desenvolvidos pelos alunos do 3º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP – Campus Itapetininga, em um contexto de curricularização da extensão, sob o projeto intitulado “Educação Financeira a partir da feira”. Ao estabelecer como objetivo geral o uso de ferramentas digitais e novas tecnologias para criar um ambiente de aprendizagem mais imersivo e relevante de temas inerentes à Educação Matemática para a comunidade externa, foi possível iniciar um processo de investigação sob demanda social, oportunizando tanto a autonomia na prática docente nos licenciados em matemática quanto o engajamento de futuros professores de matemática a processos de aprendizagem ativos (Skovsmose, 2000). A reinvenção de espaços existentes na grade curricular permitiu encontrar outros espaços, ações e estratégias para fomentar as discussões que realmente precisam chegar até a educação básica por meio do trabalho docente (Cruz; Baroni, 2023). Com a experiência de visita à feira livre da cidade para coleta de dúvidas da população a respeito de educação financeira, foi possível categorizá-las por temas que facilitaram a criação dos vídeos em resposta às questões. Dois vídeos relativos à inflação foram objeto de aprovação em festival nacional de vídeos digitais e educação matemática, sendo um deles finalista. Uma vivência ímpar propiciada aos licenciandos em utilizar tecnologias na melhoria da Educação Matemática, a partir das demandas contemporâneas da sociedade.

Palavras-chave


Educação Matemática; Feira; Formação de Professores