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Extensão e Simulações: O Projeto IFMUN em Catanduva e região
Última alteração: 2025-02-14
Resumo
O IFMUN é um projeto de extensão do campus Catanduva que consiste na discussão de temas relacionados aos Direitos Humanos e à Política Internacional, envolvendo extensionistas e a comunidade externa mediante atividades em escolas. O projeto vem se aprimorando desde 2019, estimulando a formação política, desenvolvendo o protagonismo dos envolvidos, a tomada de decisões estruturadas e a realização de debates. O objetivo é proporcionar aos extensionistas de dentro e fora do campus experiências com a dinâmica geopolítica do mundo contemporâneo através das simulações e do debate sobre Direitos Humanos. A equipe do projeto é composta por servidores, estudantes regulares do IFSP, egressos e representantes da comunidade externa, totalizando 15 integrantes. Em atividades semanais, a equipe se reúne para participar do curso “Atualidade em debate: construindo o pensamento crítico sobre o mundo contemporâneo a ser desenvolvido em 2024” e de oficinas temáticas trazidas pelos extensionistas. Além disso, são realizados encontros em escolas parceiras de modo a compartilhar os saberes e simular debates relacionados aos temas dos Direitos Humanos. No ano de 2024, o projeto realizou oficinas temáticas, orientando a como realizar pesquisas e compor documentos utilizados em simulações. No mesmo ano, o IFMUN planeja visitar as escolas: Adelino Honorato Bertolo, em Santa Adélia, e Professor Cleomério José Campi em Catanduva. Além das atividades nas reuniões semanais, preparando os extensionistas para a simulação anual do projeto, contemplada no tema "A América Latina e seu lugar no Mundo". De modo geral, o IFMUN tem se mostrado como um projeto de referência relativamente aos temas de Direitos Humanos e a dinâmica política global, escolas e estudantes parceiros. Ademais, entende-se que o projeto está alinhado ao cumprimento do ODS n.º4, “Educação de qualidade”, promovendo a qualificação acerca de temas como a promoção da cultura de paz e não violência.
Palavras-chave
Política Internacional; Geopolítica; Direitos Humanos; ONU; Educação Pública