Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
Entre Páginas e Reflexões: O PROLLIB na Penitenciária de Iperó
Mauro Bittencourt dos Santos, Luiz Miguel Pereira da Silva, Leticia Pedroso Ramos, Alcina Sibéria Tavares Rodrigues

Última alteração: 2025-02-24

Resumo


Introdução: A experiência na Penitenciária de Iperó, iniciada em 06/2024, visa promover a educação e reintegração social de detentos por meio do Programa de Incentivo à Leitura “Lendo a Liberdade” (PROLLIB), em parceria com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” de Amparo ao Preso (FUNAP).
Objetivos: Os objetivos são fomentar a reintegração social pós-cumprimento de pena, criar um ambiente educacional que valorize a dignidade humana e promova a cidadania, além de evidenciar a participação ativa tanto de reeducandos como de discentes no planejamento e desenvolvimento do projeto.
Metodologia: O PROLLIB, desenvolvido com professores e discentes do IFSP - Campus Capivari, envolve empréstimos de livros aos reeducandos por 30 dias, com três encontros de mediação. Discentes e professores colaboram na contextualização histórico-cultural. A análise de personagens e temas centrais é enriquecida pelas perspectivas dos reeducandos, que, como membros da sociedade, contribuem ativamente, trazendo suas experiências e reflexões. A sociedade participa por meio de parcerias institucionais, como a FUNAP/SAP. Relatórios de leitura são avaliados e encaminhados ao sistema judiciário para remição de pena.
Resultados Alcançados: Até o momento, 20 reeducandos participaram do programa. A parceria com a FUNAP criou um ambiente educacional inclusivo, melhorando habilidades de escrita e compreensão textual, contribuindo para a remição de pena e reintegração social.
Considerações: O projeto destaca a educação como ferramenta vital para transformação social e reintegração de vulneráveis. O sucesso do projeto reforça a necessidade de políticas públicas e expansão para outras prisões, dependendo do apoio institucional e colaboração social. A parceria FUNAP/ SAP/IFSP-CPV promoveu a integração acadêmica e social, enriquecendo o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos participantes. Essa interação cria um ambiente de troca de conhecimentos e experiências.

Palavras-chave


Transformação Social; Empoderamento Literário; Reintegração Humanizada; Revolução Educacional; Liberdade Intelectual