Tamanho da fonte:
Elaboração e Divulgação de Kits Didáticos vinculados ao Projeto de Extensão “Materioteca Didática Science in Box"
Última alteração: 2025-02-24
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem da química confere aos professores alguns desafios decorrentes da dificuldade na demonstração de conceitos e também da carência de materiais relacionados ao estudo prático da ciência. Contudo, segundo Giordan (1999), as atividades experimentais e recursos educacionais lúdicos, despertam no aluno um significativo interesse pelas aulas de química e ciências como um todo [1]. Visando aplicar tal base teórica na comunidade escolar, foi idealizado o projeto de extensão “Materioteca Didática Science in box: explorando, experimentando e divulgando o mundo da ciência”, cujo propósito se volta ao empréstimo de materiais pedagógicos para instituições de ensino, a fim de proporcionar aos alunos maior contato com a experimentação e recursos didáticos, dando suporte aos professores que enfrentam desafios como ausência de laboratórios e tempo para elaboração de materiais diferenciados. Para alcançar os objetivos do projeto, os participantes realizaram uma pesquisa de campo com os alunos e a professora de química do ensino médio do IFSP de São José dos Campos, com objetivo de identificar os conceitos de maiores dificuldades por parte dos alunos, a fim de desenvolver materiais pedagógicos que auxiliassem nas aulas. Propôs-se então, a elaboração de jogos com a temática de química orgânica, uma vez que as maiores dificuldades relacionadas ao conteúdo foram encontradas nesta área; dentre estes, destaca-se um jogo de isomeria, denominado “Iso ou Aquilo?”, cuja finalidade é favorecer a compreensão de isomeria plana e espacial de maneira lúdica. Anteriormente ao jogo, foi ministrada uma aula sobre o assunto, e posteriormente foi aplicado um questionário, a partir do qual foi possível identificar resultados relevantes na compreensão dos conceitos.
Palavras-chave
Jogos; Química Orgânica; Lúdico