Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
Elaboração e Divulgação de Kits Didáticos vinculados ao Projeto de Extensão “Materioteca Didática Science in Box"
Leticia Fonseca Alcântara, Ana Lídia Fidêncio dos Santos, Arthur Matheus dos Santos, Carolina Ramos Hurtado

Última alteração: 2025-02-24

Resumo


O processo de ensino-aprendizagem da química confere aos professores alguns desafios decorrentes da dificuldade na demonstração de conceitos e também da carência de materiais relacionados ao estudo prático da ciência. Contudo, segundo Giordan (1999), as atividades experimentais e recursos educacionais lúdicos, despertam no aluno um significativo interesse pelas aulas de química e ciências como um todo [1]. Visando aplicar tal base teórica na comunidade escolar, foi idealizado o projeto de extensão “Materioteca Didática Science in box: explorando, experimentando e divulgando o mundo da ciência”, cujo propósito se volta ao empréstimo de materiais pedagógicos para instituições de ensino, a fim de proporcionar aos alunos maior contato com a experimentação e recursos didáticos, dando suporte aos professores que enfrentam desafios como ausência de laboratórios e tempo para elaboração de materiais diferenciados. Para alcançar os objetivos do projeto, os participantes realizaram uma pesquisa de campo com os alunos e a professora de química do ensino médio do IFSP de São José dos Campos, com objetivo de identificar os conceitos de maiores dificuldades por parte dos alunos, a fim de desenvolver materiais pedagógicos que auxiliassem nas aulas. Propôs-se então, a elaboração de jogos com a temática de química orgânica, uma vez que as maiores dificuldades relacionadas ao conteúdo foram encontradas nesta área; dentre estes, destaca-se um jogo de isomeria, denominado “Iso ou Aquilo?”, cuja finalidade é favorecer a compreensão de isomeria plana e espacial de maneira lúdica. Anteriormente ao jogo, foi ministrada uma aula sobre o assunto, e posteriormente foi aplicado um questionário, a partir do qual foi possível identificar resultados relevantes na compreensão dos conceitos.

Palavras-chave


Jogos; Química Orgânica; Lúdico