Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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Educação Financeira: diálogos e ações da Licenciatura em Matemática com a comunidade
Vitória Lourenço Naron Martins, Giovana Caroline França de Mello, Cristiane Klopsch

Última alteração: 2025-02-24

Resumo


Introdução: Esse relato visa apresentar e descrever as ações do projeto de curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Matemática em parceria com uma escola de Campos do Jordão. O projeto foi desenvolvido com os alunos do primeiro ano do ensino médio tendo como mediadores discentes do 3° semestre da licenciatura. Objetivos: Apresentar o projeto realizado evidenciando as discussões das ações realizadas que visavam conscientizar os alunos do Ensino Médio sobre seus gastos (individuais e familiares) e promover reflexões sobre consumo consciente. Metodologia: A partir da discussão prévia de conceitos matemáticos foram realizados estudos e atividades com a Coordenadoria de Extensão para o aprofundamento teórico e compartilhamento de práticas extensionistas. Em seguida foram realizados grupos focais na escola parceira e elaboradas oficinais para o desenvolvimento da temática. Atividades Realizadas: As ações foram realizadas em 2024. Inicialmente ocorreu a elaboração, por parte da equipe do projeto, de um questionário para mapear o conhecimento dos alunos a respeito de educação financeira e seus hábitos de consumo. A partir disso, foram realizadas rodas de conversa onde os alunos conversavam sobre seus gastos. Em um segundo momento, com o uso da ferramenta “Planilhas Google”, realizaram o preenchimento de planilhas de gastos individuais e familiares. Resultados Alcançados: Além da construção de planilhas eletrônicas sobre gastos, um outro resultado alcançado foi a produção de um material físico com temas como consumo consciente e direitos trabalhistas de jovens. Considerações: Apesar de ter sido o primeiro projeto de curricularização da extensão a realização colaborativa entre todos os envolvidos viabilizou o auxílio dos alunos da escola no aperfeiçoamento do senso crítico e tomada de decisões conscientes e responsáveis de seus consumos pessoais e familiares.

Palavras-chave


Educação Financeira; Projeto de Extensão; Curricularização da Extensão; Planilhas Eletrônicas