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Educação Especial Inclusiva: Um Olhar a Partir do Discente
Última alteração: 2025-02-24
Resumo
Objetivo: O projeto busca documentar e compartilhar as vivências dos discentes no ambiente escolar, destacando a inclusão social e educacional. A iniciativa se baseia nas experiências de Fernanda Soares durante sua participação no projeto de extensão "Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: da educação básica ao ensino superior". Fernanda ofereceu suporte técnico em informática, auxiliando a docente Waldísia Rodrigues e interagindo diretamente com os participantes do curso, enriquecendo sua compreensão sobre a inclusão.
Metodologia: Tipo de Pesquisa: Adotou-se uma abordagem qualitativa para explorar as percepções e experiências dos professores envolvidos no curso de educação especial inclusiva, permitindo captar as nuances das práticas pedagógicas e das interações na formação continuada dos docentes. Contexto: A pesquisa se desenvolve no contexto do curso "Educação Especial na Perspectiva Inclusiva", destinado a cerca de 200 professores em formação ou em exercício nas redes pública e privada. Coleta de Dados: Observações diretas durante as aulas, focando nas interações e aplicação dos conteúdos discutidos, além da análise de materiais didáticos e registros de projetos desenvolvidos pelos participantes.
Atividades Realizadas: O projeto ofereceu suporte técnico, auxiliando na formatação de materiais didáticos, documentação, registros, ministração de aulas, comunicação, e produção de materiais de divulgação.
Resultados Alcançados: O projeto formou cerca de 100 docentes no minicurso "Educação Especial na Perspectiva Inclusiva" e foi fundamental na criação da Diretoria de Inclusão e Diversidade no Grêmio Livre Estudantil Chico Mendes do IFSP Campus Cubatão, uma iniciativa inédita em seus 31 anos de existência.
Considerações: O projeto evidencia a importância da formação continuada na educação inclusiva, melhorando práticas pedagógicas e fortalecendo a cultura de inclusão nas escolas, com impacto positivo refletido na criação da diretoria voltada à diversidade.
Metodologia: Tipo de Pesquisa: Adotou-se uma abordagem qualitativa para explorar as percepções e experiências dos professores envolvidos no curso de educação especial inclusiva, permitindo captar as nuances das práticas pedagógicas e das interações na formação continuada dos docentes. Contexto: A pesquisa se desenvolve no contexto do curso "Educação Especial na Perspectiva Inclusiva", destinado a cerca de 200 professores em formação ou em exercício nas redes pública e privada. Coleta de Dados: Observações diretas durante as aulas, focando nas interações e aplicação dos conteúdos discutidos, além da análise de materiais didáticos e registros de projetos desenvolvidos pelos participantes.
Atividades Realizadas: O projeto ofereceu suporte técnico, auxiliando na formatação de materiais didáticos, documentação, registros, ministração de aulas, comunicação, e produção de materiais de divulgação.
Resultados Alcançados: O projeto formou cerca de 100 docentes no minicurso "Educação Especial na Perspectiva Inclusiva" e foi fundamental na criação da Diretoria de Inclusão e Diversidade no Grêmio Livre Estudantil Chico Mendes do IFSP Campus Cubatão, uma iniciativa inédita em seus 31 anos de existência.
Considerações: O projeto evidencia a importância da formação continuada na educação inclusiva, melhorando práticas pedagógicas e fortalecendo a cultura de inclusão nas escolas, com impacto positivo refletido na criação da diretoria voltada à diversidade.
Palavras-chave
Educação; Inclusão; Diversidade; Ambiente Escolar; Barreiras