Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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Divulgando nosso Cineclube: processo criativo e produção de materiais de divulgação de um projeto de extensão do Campus Hortolândia do IFSP
William Gonçalves de Siqueira, Iasmin dos Reis Costa, Edu Alves da Silva

Última alteração: 2025-02-24

Resumo


O projeto "Cineclube no IFSP Hortolândia" utiliza o cinema como ferramenta para discussões sobre Educação e Direitos Humanos, em especial das populações marginalizadas: mulheres, pessoas negras, indivíduos com transtornos e deficiências e pessoas LGBTQIAPN+. Este trabalho trata da produção de materiais digitais com estética referenciada e representativa como peça-chave na divulgação das ações do projeto. Para divulgação e convite das sessões à comunidade local (interna e externa) optou-se pela criação de peças que dialogassem estética e representativamente com os temas, sem utilizar artes ou pôsteres originais dos filmes exibidos. O processo criativo envolve: escolha do filme/tema em sessão anterior com os presentes da comunidade, pesquisa de referências visuais (coordenador e bolsistas), elaboração de propostas, discussão em equipe, revisão e divulgação das peças nas redes sociais, acompanhadas de pequenos textos para engajar a comunidade interna e externa ao IFSP, promovendo o Cineclube como espaço de debates sobre questões contemporâneas. Por fim, as peças são retomadas e rediscutidas com a comunidade local após a exibição audiovisual, respectiva de sua divulgação, como elemento de reflexão e para entender se elas proporcionam inclusão, visibilidade e representatividade às populações excluídas. Os bolsistas expõem o processo criativo da peça daquela sessão ao final da exibição, aprofundando as reflexões sobre cultura e sociedade nas obras artísticas. Com esse trabalho, foi possível verificar a participação de 160 pessoas nas sessões do cineclube no período de greve dos servidores (até jun/24) e 240 participantes em atividades após o retorno às aulas. Os resultados reforçam a importância da produção visual referenciada como meio eficaz de comunicação, para a promoção dos objetivos do Cineclube e para a construção de uma educação crítica e emancipatória. Referências principais incluem "Cinema e Educação" de Alain Bergala e "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire.

Palavras-chave


Direitos Humanos; Produção Visual; Representatividade; Educação Emancipatória; Estética referenciada; Comunicação Social;