Tamanho da fonte:
Divulgação Científica IFSP Câmpus Hortolândia: A Importância da Divulgação Científica para a comunidade externa
Última alteração: 2025-02-24
Resumo
O projeto busca aproximar a comunidade externa dos projetos do IFSP, Campus Hortolândia, utilizando redes sociais para divulgação e despertando interesse científico e tecnológico. Estudantes bolsistas desempenham um papel central, planejando e desenvolvendo estratégias de comunicação e criando conteúdos audiovisuais. Entrevistas com coordenadores e participantes dos projetos são convertidas em vídeos curtos e criativos, as trends, alinhados às tendências das redes sociais. A participação da sociedade no projeto vai além de ser mera espectadora dos vídeos produzidos. A comunidade local, ao ser exposta ao conteúdo dinâmico e criativo, passa a desempenhar um papel ativo na divulgação científica e no fortalecimento dos laços com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Hortolândia. Esses vídeos, cuidadosamente desenvolvidos pelos estudantes bolsistas, têm o propósito não apenas de informar, mas de engajar e criar um diálogo contínuo entre a instituição e a comunidade. A estratégia envolve vídeos dinâmicos e formatos populares, garantindo uma presença digital contínua e relevante, promovendo o diálogo entre ciência e sociedade e destacando o valor do conhecimento produzido no IFSP. O projeto não só aproxima a instituição da comunidade, mas também desmistifica a ciência e sublinha sua importância. Resultados até o momento mostram aumento significativo de visualizações, interações e seguidores, com crescente interesse pelos cursos e projetos, fortalecendo o impacto da ação de extensão. A participação dos estudantes em todas as etapas e o engajamento da comunidade têm sido fundamentais para o sucesso. Dados indicam que vídeos alinhados às tendências têm maior alcance, tornando a ciência mais acessível e inclusiva, além de aumentar a transparência sobre o uso de recursos públicos. O objetivo é inspirar novos interessados e fortalecer os laços entre o IFSP e a sociedade externa.
Palavras-chave
Divulgação científica; Engajamento comunitário; Mídias sociais; Comunicação científica; Educação Tecnológica; Acesso à ciência