Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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Diversidade nas escolas: estratégias para o acolhimento e afirmação de estudantes LGBT+ e redução da LGBTfobia
Maria Luiza Aredes Borgo, Diego Augusto Lopes da Silva, Janaina de Oliveira

Última alteração: 2025-02-24

Resumo


O Coletivo PRISMA surgiu em 2023 com o objetivo de acolher pessoas LGBT+ da comunidade escolar no Campus Catanduva, garantindo um ambiente seguro para troca de ideias e experiências, defender a não-violência contra este grupo social e fortalecer o sentimento de pertencimento e a autoestima de estudantes e servidores. Diante dos benefícios observados, o coletivo foi transformado em extensão, visando sistematizar e realizar eventos formativos em espaços diversos da cidade, como escolas, associações e eventos municipais, promovendo a conscientização sobre a dignidade e o respeito aos direitos das pessoas LGBT+. Para isto, foram firmadas parcerias com a APEOESP e com o Conselho Municipal dos Direitos LGBT+ de Catanduva e foram produzidos materiais de conscientização sobre diversidade, os quais incluem cursos de formação para educadores e familiares, e palestras com rodas de conversa voltadas para estudantes. Ademais, o projeto se dedica a produzir objetos informativos digitais que alimentam as redes sociais e objetos audiovisuais de caráter paradidático que serão disponibilizados gratuitamente em plataformas de streaming. Até o momento, foram elaborados o material base para os eventos formativos e diversos objetos digitais para as redes sociais que, após três meses de sua criação, contava com 186 seguidores, alcançando mais de 3000 contas com faixa etária entre 13 e 65+ anos, em diversas cidades da região. Em relação às atividades formativas, o projeto tem enfrentado grande resistência nas escolas, tendo sido barrada a divulgação das atividades formativas tanto pela secretaria municipal de educação quanto pela diretoria estadual de ensino, com base no receio da reação que a oferta dos cursos possa causar nas famílias da região, tida como conservadora. Este cenário reforça a necessidade de seguirmos trabalhando o tema para romper estigmas e desconstruir preconceitos, a fim de tornar a vida escolar dos jovens LGBT+ menos penosa e o ambiente educacional menos excludente.

Palavras-chave


LGBT; Escolas; Diversidade; Acolhimento