Tamanho da fonte:
DIOLA-Diálogo Intercultural On-line Latino-Americano
Última alteração: 2025-02-24
Resumo
Dentro do campo da educação, as tecnologias digitais têm contribuído para incrementar as práticas pedagógicas. No que diz respeito ao campo do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, dentre outras contribuições, os recursos digitais mediados pela internet podem ser utilizados para a interação real entre pessoas. Assim, este projeto tem como objetivo promover o estudo das línguas espanhola e portuguesa, bem como de suas culturas por meio do intercâmbio intercultural on-line entre jovens brasileiros e estrangeiros hispanofalantes. O projeto, aprovado pelo edital PRX nº 11/2024, realiza encontros mensais entre estudantes de Ensino Médio, contemplando atividades diversas que promovem a interação on-line em português e em espanhol e proporcionando, assim, espaços colaborativos de ensino e aprendizagem das duas línguas, bem como o contato entre suas culturas. Neste ano, contamos como parceira a Institución Educativa Departamental María Teresa Ortiz Nueva, da Colômbia. Ao longo do ano, estudantes brasileiros e colombianos têm realizado diversas atividades de forma síncrona (como rodas de conversa com vídeo chamadas) e assíncrona (interação em fórum virtual e elaboração de mural digital) via internet. Essas atividades buscaram contemplar habilidades de leitura, escrita, compreensão e produção oral, além de competências interculturais. Dentre as atividades, podemos citar o encontro virtual entre brasileiros e colombianos para apresentação dos alunos e organizadores do projeto, os fóruns de interação entre os participantes e o desenvolvimento de atividades para estudar ambas as línguas, como a utilização da música. O projeto também conta com uma página no Instagram (@diola) para divulgação de suas atividades e interação com o público. Como resultado, o projeto tem contribuído para um maior engajamento dos participantes nos estudos da língua estrangeira, a reflexão sobre sua própria língua e cultura, além de fomentar o senso de identidade latino-americana.
Palavras-chave
Intercâmbio Virtual; Cultura; Português; Espanhol; Ensino Médio; Alunos