Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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Diagnóstico do Mercado Cultural de Jacareí - Fase Final
Simone Marília Lisboa, André Demetrio Alexandre, Guilherme Mariano de Oliveira Sousa, Maria Beatriz Pento de Almeida

Última alteração: 2025-02-24

Resumo


O projeto "Diagnóstico do Mercado Cultural de Jacareí - Fase Final" dá continuidade à iniciativa de 2023, realizado pelo IFSP Jacareí em parceria com a Fundação Cultural e coletivos locais. Neste ano, avançamos na coleta de dados, realizando entrevistas aprofundadas com diversos atores do mercado cultural, incluindo gestores públicos e privados, patrocinadores e consumidores. Também analisamos e categorizamos editais de fomento, gerando informações relevantes para o setor cultural. O Diagnóstico revela uma crescente demanda por participação da classe artística em editais de incentivo cultural e a dificuldade da Fundação em atender essa demanda conforme a capacidade de produção do município. Notamos que muitos editais privilegiam ações de circulação em detrimento da produção cultural, criando um gargalo. Entre 2018 e 2022, apenas 61 dos 219 projetos submetidos à Lei de Incentivo à Cultura (LIC) foram aprovados, números que não refletem a riqueza cultural do município. No período pós-pandemia, observamos um aumento nas submissões, mas uma redução nas aprovações: em 2021, apenas 10 dos 58 projetos foram aprovados. A Lei Aldir Blanc se destacou como uma alternativa importante, com 284 projetos submetidos e 171 aprovados. Os dados primários mostram a instabilidade do setor cultural, que não forma profissionais adequados, levando artistas a buscar outras fontes de renda, tornando a cultura um hobby, como na literatura. O Diagnóstico apresenta resultados de uma pesquisa profunda que destaca os desafios da produção cultural local, a serem enfrentados por gestores públicos e privados. O documento será lançado em eventos no IFSP Jacareí e na Fundação Cultural, direcionado à classe artística, gestores e sociedade. Ele pretende orientar o desenvolvimento cultural do município pelos próximos 30 anos, dada a abrangência e importância das informações coletadas.

Palavras-chave


Mercado Cultural; Políticas Públicas de Cultura