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CURSINHO POPULAR “DJANIRA MOTTA E SILVA”: Um estudo dos resultados da edição de 2024 no IFSP Avaré
Última alteração: 2025-02-24
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a apresentação do projeto de extensão ‘Cursinho Popular Djanira Motta e Silva”, que vem sendo realizado desde maio de 2024 no IFSP Avaré, tendo-se em vista uma análise de seus resultados. O Cursinho oferece 40 vagas e visa proporcionar formação acadêmica, cultural e política para jovens e adultos de baixa renda que frequentam ou concluíram o ensino médio, preparando-os para as provas de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesta edição em particular, devido à adesão do campus Avaré à greve nacional, tivemos nas semanas iniciais destacada participação dos alunos da própria instituição. Com equipe formada por servidores e discentes do campus, as aulas são ministradas por 5 alunos bolsistas, que planejam e executam as aulas sob a orientação dos docentes. As aulas ocorrem três vezes por semana no período vespertino. Nos demais dias da semana, os bolsistas oferecem atendimento individualizado para sanar dúvidas. Os conteúdos são organizados de acordo com a matriz do ENEM: Linguagens; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Matemática e suas Tecnologias. Apesar da evasão dos discentes ao longo das semanas do projeto, os resultados alcançados são positivos. Os alunos assíduos demonstram compreender o papel da educação como transformadora de suas trajetórias pessoais e profissionais e dedicam-se às aulas e estudos. Destaca-se ainda como resultado positivo a promoção dos cursos superiores do campus, pois os alunos demonstram interesse em permanecerem estudando no IFSP Avaré. Além disso, o Cursinho Popular proporciona aos bolsistas uma valiosa experiência, desenvolvendo suas habilidades pedagógicas e senso de cidadania solidária. Em suma, o Cursinho Popular "Djanira Motta e Silva" revela ser um importante instrumento para a democratização do acesso ao ensino superior, contribuindo para a formação docente, a redução das desigualdades educacionais e promovendo a formação de cidadãos críticos e engajados.
Palavras-chave
Educação Transformadora; Cursinho Popular; Redução de Desigualdades Educacionais