Tamanho da fonte:
Construindo Pontes para a Inclusão e Acessibilidade: Experiências e Resultados do Projeto CACUIN (2022-2024)
Última alteração: 2025-02-24
Resumo
Introdução: Iniciado em 2022, o Projeto Campus Cubatão Inclusivo (CACUIN) visa promover a inclusão e acessibilidade na Região Metropolitana da Baixada Santista. Focado em pessoas com deficiências, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação, o CACUIN tem fortalecido parcerias e implementado diversas ações para alcançar esses objetivos. Objetivos: O projeto busca fortalecer parcerias e promover a inclusão eliminando barreiras físicas e atitudinais. Tem como metas expandir a rede de parcerias, realizar eventos educativos e culturais sobre acessibilidade, e consolidar ações inclusivas na esfera educacional e cultural. Metodologia: O CACUIN adota uma abordagem colaborativa, envolvendo instituições, ONGs e a comunidade. As atividades incluem visitas técnicas, eventos de sensibilização, workshops e campanhas de conscientização, com apoio de articulações internas e externas para uma integração eficaz das ações. Atividades Realizadas: O CACUIN criou recursos acessíveis como mapas táteis e etiquetas em Braille, e promoveu visitas técnicas a instituições especializadas para fortalecer parcerias. Organizou e participou de eventos educacionais e culturais, incluindo simpósios e feiras sobre inclusão e acessibilidade. Além disso, promoveu workshops, minicursos e campanhas de conscientização para engajar a comunidade e melhorar a acessibilidade no campus e na região. Resultados Alcançados: O projeto ampliou e fortaleceu vínculos com instituições e ONGs, criou recursos acessíveis, melhorou a acessibilidade arquitetônica e aumentou a conscientização sobre diversidade. Houve um maior engajamento da comunidade interna e externa em eventos e ações inclusivas. Considerações: O CACUIN mostrou uma evolução contínua, com avanços significativos em inclusão e acessibilidade. O engajamento dos estudantes, a colaboração com parceiros e a realização de eventos inclusivos foram essenciais para o sucesso do projeto, promovendo uma cultura mais inclusiva na região.
Palavras-chave
Inclusão; Acessibilidade; Parcerias; Educação;