Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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Cinema, Educação e Direitos Humanos: uma proposta dialética de curadoria para o Cineclube do IFSP de Hortolândia
Wilian Gonçalves Siqueira, Iasmin dos Reis Costa, Edu Alves da Silva

Última alteração: 2025-02-24

Resumo


O projeto "Cineclube no IFSP Hortolândia" utiliza o cinema como catalisador para discussões sobre Educação e Direitos Humanos, com ênfase em populações marginalizadas: mulheres, pessoas negras, indivíduos com transtornos e deficiências e pessoas LGBTQIAPN+. A curadoria dos filmes, foco deste trabalho, é um processo vital para alcançar os objetivos do projeto, que incluem a formação de público cinematográfico, a promoção do pensamento crítico e a integração da comunidade local ao IFSP. Esse processo começa com a equipe, composta pelo coordenador e os bolsistas Edu Alves e Iasmin Reis definindo os temas transversais a serem abordados no ano: direitos humanos de populações marginalizadas. A partir disso, os temas foram organizados e distribuídos no calendário anual. A seleção das obras considera tanto o tema pretendido, a estética e narrativa dos filmes combinadas com o contexto sociocultural dos participantes de cada sessão. O coordenador faz a seleção prévia das obras, que é levada aos bolsistas. Em alguns casos, são realizadas sessões internas para testar a capacidade do filme de gerar discussões relevantes. Essa metodologia, que envolve um processo dialético de tese-antítese-síntese na escolha da obra, torna a curadoria um ato consciente e coletivo. Nas exibições no auditório do Campus, os debates são conduzidos de maneira horizontal, incentivando a participação ativa e colaborativa dos presentes. Entre março-junho/2024, foram realizadas nove sessões, com uma média de 23 participantes em cada, incluindo estudantes, servidores e membros da comunidade local. As obras selecionadas abordaram as quatro populações prioritárias, além de temas sugeridos pelos próprios participantes, reforçando a natureza inclusiva e colaborativa do projeto. O processo curatorial tem se mostrado eficaz em fortalecer a consciência crítica dos participantes, contribuindo para uma educação mais comprometida com a transformação social. Referências principais: Paulo Freire e Alain Bergala.

Palavras-chave


Curadoria Cinematográfica; Participação Colaborativa; Consciência Crítica; Transformação Social; Processo Dialético; Metodologia Cineclube;