Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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Cineclube, Educação e Direitos Humanos: As Rodas de Conversa como Ferramenta Metodológica de Troca e Reflexão a Partir do Cinema - A Experiência de Hortolândia
William Gonçalves de Siqueira, Iasmin dos Reis Costa, Edu Alves da Silva

Última alteração: 2025-02-24

Resumo


As múltiplas ferramentas técnicas e comunicacionais no cotidiano escolar e os desafios apresentados pela pandemia de Covid-19, pelas mudanças tecnológicas e informacionais demandam novas abordagens procedimentais em relação ao processo de ensino-aprendizagem. O cinema é entendido como uma metodologia interdisciplinar que contribui para formação crítica e consciente sobre a realidade social. Espaços de dialógicos, proporcionados pelos intercâmbios com o cinema, tem sido uma alternativa de agregar alteridade e imersão para aprendizagens, lazer, e a apreensão de problemas e anseios de nossa sociedade. O objetivo deste projeto foi integrar sujeitos e atores para pensar o cinema como uma mediação simbólica na apropriação do mundo em todos os níveis da educação (básica, técnica e superior). Assim utilizou-se de filmes para realizar atividades de debate com a comunidade. Os debates abordam diversos olhares estimuladas pelas temáticas das obras, permitindo diversas conexões entre sujeitos ao longo de sua formação escolar, acadêmica, cultural e para o mundo do trabalho. De 2015 a 2024, a cooperação de uma equipe composta por professores, técnicos e estudantes (bolsistas) realizaram debates virtuais, presenciais e híbridos (presencial com transmissão pelo canal do YouTube do projeto), que ofereceram integração de milhares de participantes. Assim, pode-se concluir que este projeto contribuiu para inserção do Instituto Federal de São Paulo campus São Roque, regional, estadual, nacional e até internacional.

Palavras-chave


Cinema; Educação; Crítica; Experiência