Tamanho da fonte:
CeraMina-CeraMana: Diversidade em STEM a partir da Ciência dos Materiais Cerâmicos
Última alteração: 2025-02-24
Resumo
O CeraMina,CeraMana surge a partir de um conjunto de ações de pesquisa, extensão e ensino no IFSP, em torno da temática da Ciência dos Materiais Cerâmicos. O objetivo é promover visibilidade para a participação de meninas e mulheres na área de STEM e a promoção da diversidade étnico-racial, sexual e de gênero na mesma área. A Ciência dos Materiais e sua multidisciplinaridade permite a interlocução historicidade, diversidade epistemológica e promoção da diversidade étnico-racial, sexual e de gênero em uma perspectiva decolonial. Pesquisas indicam que nas organizações sociais no continente africano, o domínio das tecnologias relacionadas à produção e desenvolvimento de materiais sempre teve o protagonismo feminino. Nesse contexto, a intersecccionalidade entre raça e gênero proposta no projeto vincula-se a prática decolonial de Ensino de STEM. No seu quarto ano o projeto completa o alcance a nove escolas, com uma comunidade de 4000 estudantes direta ou indiretamente envolvida, com uma metodologia de articulação com escolas com destaque por quatro etapas: diálogo com a gestão educacional da região para identificação de potencialidades; formação com gestores e docentes sobre a inequidade de sexo, gênero e raça na cidade e prática escolar na área e a apresentação da ciência dos materiais como gerador de discussões para transformação de tal cenário; formação com discentes, majoritariamente do sexo feminino, nessas escolas para a compreensão de conceitos interdisciplinares e de aplicação tecnológica relacionados à ciência dos materiais cerâmicos, seja através de visitas ao IFSP ou desenvolvimento nos laboratórios da própria escola e por fim a produção de conteúdo para popularização da ciência como estratégia de reversão de estereótipos profissionais vinculados à cientistas.
Palavras-chave
Diversidade Étnico-Racial; Diversidade de Gênero; Mulheres Na Stem; Ciëncia Dos Materiais; Cerâmicas