Tamanho da fonte:
Auxílio da Inteligência Artificial na preparação de aulas e comparação das abordagens das turmas
Última alteração: 2025-02-24
Resumo
Com a crescente adoção de Inteligências Artificiais (IAs) nos variados setores de atuação, tal-qualmente as salas de aula vão aderindo a essa tendência. As IAs podem auxiliar tanto no preparo das aulas quanto na mensuração de resultados e comparativos entre turmas. À vista disso, o projeto de Letramento Português e Matemática propõe-se a emparelhar duas turmas com o intuito de comparar qualidade, aspectos de criatividade e inovação, analisando o preparo com auxílio da IA em relação à preparação manual. Para tal, os participantes se reúnem semanalmente, para discutirem sobre os dados coletados, relatórios e observações de ajustes para os próximos encontros, inclusive, propondo abordagens e atividades, de forma que sejam ajustadas/endossadas pelas IAs. As propostas, precisam impreterivelmente, serem de fácil adaptação quanto aos recursos e de forma que todos os alunos participem. A estruturação das atividades com o auxílio da inteligência artificial é realizada por meio de dois chatbots, o ChatGPT e o Gemini, para desenvolvimento didático e acompanhamento do progresso dos alunos. Os materiais elaborados passam por análise da equipe. As atividades são realizadas em sala de aula uma vez por semana em cada escola, com duração média de 1h30. Para tanto, o IFSP Campus São Carlos, em parceria com os Salesianos São Carlos, implementou o projeto em duas unidades Salesianas: o Dom Luciano e a Sede (com abordagem individual e por grupos, respectivamente), atendendo crianças de 08 a 16. Espera-se, que o projeto auxilie no desenvolvimento de educação de qualidade, indo ao encontro do 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, incentivando professores e integrantes do projeto a explorarem novas formas de aprendizado e a pensar criticamente sobre o uso dessas tecnologias. Por fim, esse estudo servirá de base para futuras iniciativas de integração de IA no ensino, oferecendo um modelo replicável. A expectativa é que os impactos sejam vistos dentro e fora da sala de aula.
Palavras-chave
Tecnologia Na Educação; Ensino-Aprendizagem; Inteligência Artificial; Educação; Chatbots