Tamanho da fonte:
ASTRONOMIA PARA ELAS
Última alteração: 2025-02-24
Resumo
O excesso de desinformação circulando entre a população torna urgente o letramento científico, para que os cidadãos sejam capazes de julgar as informações que consomem e compartilham. Dessa forma, o presente projeto, em seu segundo ano consecutivo, almeja criar um ambiente propício à aprendizagem e à reflexão, estimulando o interesse do público feminino nas disciplinas relacionadas à Ciência e Tecnologia, contribuindo para a formação de uma cultura permanente de interesse por essas áreas, sobretudo entre o público feminino e, para além do letramento científico, espera-se fortalecer a luta pela igualdade de gênero e justiça social. O projeto é baseado na oferta de atividades diversificadas, quais sejam: Cursos de Formação Inicial e Continuada (Matemática Básica e Introdução à Lógica de Programação); Oficinas (Manejo de telescópio, Ferramentas digitais para observação do céu noturno e Lançamento de foguetes de garrafas PET); Mini Cursos (Impressão 3D, Gestão de Projetos e Educação Financeira); Palestras sobre diversidade e relações de gênero; e eventos de Observação Astronômica. As atividades serão ofertadas com foco na participação feminina visando fomentar o letramento científico e o letramento de gênero, pois tão importante quanto a alfabetização científica, é garantir a formação do público feminino para o mundo do trabalho, de forma que elas possam reconhecer e se preparar para os principais desafios que poderão encontrar no processo de ascensão profissional. Em 2023 algumas atividades previstas para esse ano já foram executadas com um grupo de, aproximadamente, 20 meninas (curso de Matemática Básica, oficinas e palestras formativas) que se mostraram empenhadas e relataram estar muito satisfeitas com os conhecimentos adquiridos. Ressalta-se, por fim, que o curso FIC foi ministrado pela aluna bolsista e as outras atividades foram organizadas e acompanhadas pelas alunas bolsistas.
Palavras-chave
Divulgação Científica; Igualdade de Gênero; Letramento de Gênero; Mulheres; Preconceito; Liderança; Participação Feminina Na Ciência e Tecnologia; Letramento Científico