Tamanho da fonte:
Aquilombamento Intelectual nas Escolas: É Tudo para Ontem
Última alteração: 2025-02-24
Resumo
INTRODUÇÃO O projeto pretende valorizar, reconhecer e enaltecer a intelectualidade negra por meio da "Coleção Feminismos Plurais". A proposta envolve a leitura de algumas das obras, a preparação de material e a apresentação em escolas parceiras, acompanhadas de dinâmicas.
OBJETIVOS Valorizar obras escritas por pessoas negras; Difundir os conhecimentos adquiridos durante o projeto; Promover a educação antirracista no ambiente escolar; Fortalecer a autoestima de estudantes negros.
METODOLOGIA A metodologia consiste na leitura de alguns títulos da “Coleção Feminismos Plurais”. Contamos com duas escolas parceiras de ensino médio. Foram produzidos fichamentos, slides, cartazes e a preparação de uma dinâmica e um questionário.
ATIVIDADES REALIZADAS Leitura do título: “Colorismo” de Alessandra Devulsky. O livro mostra que a diferença na tonalidade da pele e nos traços físicos podem te dar, ou, tirar privilégios. Leitura do livro “Empoderamento” de Joice Berth, A escritora disserta como o empoderamento age na política, no coletivo, no individual e dentro da sociedade, da mesma forma, ela explica a teoria do empoderamento. Relatório da primeira atividade Na primeira atividade foi abordado o tema “Colorismo” e contamos com 38 participantes. Após a análise das respostas dos questionários, pudemos perceber que por meio da explanação e da dinâmica os estudantes compreenderam a importância do tema.
RESULTADOS ALCANÇADOS Os resultados da pesquisa estão sendo alcançados na medida em que as leituras das obras são feitas e na apropriação do conteúdo abordado.
OBJETIVOS Valorizar obras escritas por pessoas negras; Difundir os conhecimentos adquiridos durante o projeto; Promover a educação antirracista no ambiente escolar; Fortalecer a autoestima de estudantes negros.
METODOLOGIA A metodologia consiste na leitura de alguns títulos da “Coleção Feminismos Plurais”. Contamos com duas escolas parceiras de ensino médio. Foram produzidos fichamentos, slides, cartazes e a preparação de uma dinâmica e um questionário.
ATIVIDADES REALIZADAS Leitura do título: “Colorismo” de Alessandra Devulsky. O livro mostra que a diferença na tonalidade da pele e nos traços físicos podem te dar, ou, tirar privilégios. Leitura do livro “Empoderamento” de Joice Berth, A escritora disserta como o empoderamento age na política, no coletivo, no individual e dentro da sociedade, da mesma forma, ela explica a teoria do empoderamento. Relatório da primeira atividade Na primeira atividade foi abordado o tema “Colorismo” e contamos com 38 participantes. Após a análise das respostas dos questionários, pudemos perceber que por meio da explanação e da dinâmica os estudantes compreenderam a importância do tema.
RESULTADOS ALCANÇADOS Os resultados da pesquisa estão sendo alcançados na medida em que as leituras das obras são feitas e na apropriação do conteúdo abordado.
Palavras-chave
Intelectualidade Negra; Movimento Negro; Educação Antirracista; Relações Étnico-Raciais;