Tamanho da fonte:
Análise de um cinedebate sobre o primeiro episódio da série inglesa O Problema dos 3 corpos
Última alteração: 2025-02-24
Resumo
Este trabalho descreve a realização de um cinedebate no auditório do IFSP-Caraguatatuba, em 03/08/2024, envolvendo a exibição do primeiro episódio da série britânica “O Problema dos 3 corpos”, seguida pela discussão sobre os temas abordados. A comunidade externa foi convidada a participar de diferentes formas, como, por exemplo, por meio de um artigo sobre o evento publicado no site da instituição, dias antes dele ocorrer. O objetivo desta atividade interdisciplinar foi fomentar uma reflexão crítica sobre conteúdos de disciplinas como física, matemática, astronomia, computação, biologia, história, psicologia e filosofia. A escolha da obra exibida foi feita por meio do diálogo com alunos e membros da comunidade externa, a partir da parceria com instituições educacionais locais para incentivar a participação dos seus alunos, pela divulgação que foi realizada junto a professores dessas escolas. A seleção da obra também considerou o fato de ela abordar temas relevantes para a contemporaneidade. O debate após a exibição foi mediado pelos autores deste trabalho, com o apoio de estudantes do IFSP. A participação da comunidade foi incentivada não apenas como audiência, mas também como colaboradora ativa nas discussões que permitiram a troca de conhecimentos. Os resultados alcançados mostraram o interesse dos participantes pelas questões científicas e sociais tratadas pela obra. Os participantes se apropriaram de conhecimentos associados aos temas discutidos e estiveram presentes, posteriormente, em cinedebates similares sobre os episódios seguintes da mesma série. O evento evidenciou que cinedebates podem promover um diálogo mais amplo sobre ciência, história e cultura. As características da obra cinematográfica exibida estimularam o interesse dos membros da comunidade externa presente tanto pela ciência, quanto pela ficção científica. A experiência mostrou o potencial do diálogo entre universidade e sociedade e a relevância da popularização da ciência.
Palavras-chave
Ficção Científica; Interdisciplinaridade; Cultura; Ciência; Cinedebate