Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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ADMIRATECH - Um Projeto Ilha Admirável
Athos Nascimento Martins, Mauricio Antonio Santini Junior, Alessandro Cruz de Lima

Última alteração: 2025-02-24

Resumo


O Projeto de extensão proposto teve como objetivo principal fomentar a inovação e o empreendedorismo nos estudantes do ensino médio do município. Vários atores do município são apoiadores e executores do projeto, sendo eles: IFSP, a prefeitura de Ilha Solteira, a UNESP, o SEBRAE São Paulo, e a ETEC. Para isso, foi elaborada uma trilha formativa baseada em 6 pilares (Desenvolver o comportamento empreendedor; empatizar e buscar oportunidades; conhecer cases de sucessos com MeetUps; gerar ideias com Ideathon; prototipar com Oficinas Makers; validar a Proposta com a tutoria de professores) tendo como base a metodologia de design thinking.
Os estudantes de todas as escolas públicas de Ilha Solteira participaram de atividades dentro dos 6 pilares supracitados, tendo como plano de fundo o desenvolvimento de soluções inovadoras de tecnologia social, para isso foram estabelecidas conexões com diversas entidades organizacionais da comunidade de Ilha Solteira, a Cooperativa dos Assentados(COAF), CRAS, entre outros para que essas organizações colocassem problemas locais que precisassem ser solucionados. Os estudantes participaram, como participantes e como idealizadores/professores das seguintes atividades, que ocorreram aos sábados durante o ano: Palestra sobre empreendedorismo inovador, visita a campo no assentamento de trabalhadores rurais, palestra com representantes do CRAS, um meetup com o proprietário da empresa moradigna, ideathon, oficinas de Impressão 3d, arduíno, cortadora a laser e inteligência artificial. Os estudantes estão desenvolvendo projetos, com a tutoria dos professores que visam mudar a realidade local, resolvendo problemas reais da comunidade. O presente projeto impactou a capacidade de resolução de problemas de maneira criativa e tecnológica dos estudantes participantes, verificou-se melhora na capacidade dos alunos em propor e desenvolver soluções sustentáveis, tanto ambientalmente como economicamente de tecnologia social para comunidade.

Palavras-chave


Inovação; Empreendedorismo; Educação; Ensino Médio