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Uma análise sobre os aspectos da educação não-formal no 180º Grupo Escoteiros do Ar Professor Verdussen do DCTA
Última alteração: 2025-03-07
Resumo
O presente trabalho foi realizado no curso de Pedagogia, nas disciplinas de Gestão Escolar I e Didática, como Prática do Componente Curricular, e tem por objetivo compreender o processo educativo que se manifesta em locais de educação não-formal, e como é indispensável à formação de um profissional competente do ponto de vista técnico e dotado de compromisso político. A metodologia utilizada foi a qualitativa, por meio de visitas técnicas e entrevista com um gestor e um educador de uma instituição de educação não-formal, assim como pesquisa bibliográfica e análise de documentos. A pesquisa foi realizada na instituição 180° Grupo de Escoteiros do Ar – Prof° Verdussen – CTA, localizada na cidade de São José dos Campos, que tem por objetivo formar jovens em cidadãos. Durante a análise da gestão da organização, foi possível perceber que a instituição conta com documentos que tem por objetivo possibilitar a participação plena dos alunos, assim como ações que permitam que os jovens exerçam práticas democráticas. Dentro do âmbito educativo, que teve a didática como olhar norteador, considera-se que os educadores participam como planejadores do processo educativo e, não obstante, utilizam métodos específicos dentro do ensino-aprendizagem. Os educadores da instituição têm acesso à formação, entretanto, nota-se que a entidade não tem em sua estrutura um cargo de pedagogo, ou seja, apesar do movimento escoteiro basear-se em estudos pedagógicos, não há pedagogos que trabalham dentro da instituição fato que – segundo a visão das pesquisadoras – se constitui como uma falha no sistema educacional da entidade. Enfim, é verificado que se trabalha com a participação dos alunos e que a instituição realiza uma ação importante dentro de seu contexto, apesar de adversidades que são obstáculos na plena efetividade de uma educação transformadora. Pretende-se organizar um seminário didático envolvendo as instituições visitadas ao longo da PCC numa segunda etapa do trabalh
Palavras-chave
Gestão; Educação não-formal; Participação; Planejamento; Educação