Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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Reforço escolar e programação: as Tardes Educativas do IFSP em nova oferta
Isabelly Galli de Souza, Damaris Potira dos Santos Santiago, Kayky Flávio Juvenal, Maria Claudia Bontempi Pizzi

Última alteração: 2025-03-07

Resumo


Considerando que o ambiente escolar é fundamental para que o estudante adquira novos saberes, habilidades e valores, há escolas que possuem programas que auxiliam na formação de alunos através de atividades extracurriculares no contraturno, complementando e enriquecendo a vivência acadêmica, além de trazerem a possibilidade de melhoria do desempenho escolar. Portanto, com a colaboração de três monitores, sendo duas bolsistas de extensão do câmpus e um voluntário, está em andamento nova oferta do projeto de extensão “Tardes educativas do IFSP: reforço escolar através do pensamento computacional”, que tem como objetivo oferecer atividades extracurriculares no período vespertino para estudantes da rede municipal e, dessa vez, também estadual de ensino da cidade de São Carlos, especialmente para os que estão matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, realiza-se três encontros semanais, contemplando duas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e uma Escola Estadual. São, então, aplicadas atividades que empregam o pensamento computacional como ferramenta, visando reforçar conceitos das disciplinas de inglês, português e matemática, mas também apresentar aos estudantes a lógica de programação de uma maneira divertida, através de uma linguagem visual baseada em blocos conhecida como Scratch. Além do Scratch como ferramenta relacionada ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), pode-se citar também o uso do Kahoot! e similares para a realização de dinâmicas educativas, bem como ferramentas para a criação de mapas mentais e nuvens de palavras pelos estudantes. Por fim, os resultados parciais indicam que os participantes desenvolvem habilidades importantes para o futuro acadêmico e profissional, principalmente em relação à programação (tamanha a sua importância que o Ministério da Educação homologou um parecer (CNE/CEB 2/2022) sobre o ensino de computação na educação básica nacional)

Palavras-chave


Educação; Tecnologias; Inglês; Português; Matemática; Pensamento Computacional