Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
Rede de Miniestações Meteorológicas visando o baixo custo
Alison Emanoel de Souza Rêgo, Marcos Aparecido Chaves Ferreira

Última alteração: 2025-03-07

Resumo


O projeto tem como objetivo implementar uma rede de miniestações meteorológicas automáticas e de baixo custo em escolas públicas da região de Catanduva-SP, dando continuidade a uma iniciativa de pesquisa e extensão do campus do IFSP. O foco principal é ampliar a integração com a comunidade escolar, envolvendo a instalação, manutenção e capacitação de professores e interessados no estudo do microclima local. Utilizando a tecnologia LoRaWAN, as miniestações transmitem dados climáticos para um servidor central no campus, possibilitando uma comunicação eficiente e econômica. O projeto também inclui o aprimoramento das miniestações anteriores, incorporando comunicação LoRaWAN e baterias recarregáveis alimentadas por mini painéis solares, garantindo a operação autônoma dos equipamentos. As atividades realizadas incluem o desenvolvimento e construção de radiation Shield, o aprimoramento das miniestações e coleta de dados climáticos. Entretanto ainda não foi realizado a expansão da rede de miniestações. Portanto, tem-se como perspectiva para os próximos meses a integração com a comunidade escolar, utilizando os dados coletados para criar atividades pedagógicas que promovam a compreensão dos fenômenos climáticos, a educação ambiental e posteriormente o projeto será disponibilizado para ser reproduzido livremente, utilizando ESP32 com Wi-Fi. As atividades serão criadas utilizando-se do CEMADEN como molde de divulgação nas escolas.  O projeto tem o potencial de estabelecer parcerias com escolas de outros municípios, ampliando o impacto e fomentando a participação ativa de alunos e professores no estudo do clima local. A iniciativa valoriza a educação e a integração comunitária, com perspectivas de continuidade e expansão

Palavras-chave


Miniestações meteorológicas; Lorawan; Educação Ambiental; Integração Comunitária