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Projeto IFSP de Portas Abertas
Última alteração: 2025-03-07
Resumo
Em 2022, o projeto foi iniciado em resposta a uma demanda da escola EE Nicia Fabiola Zanutto, que apresentava deficiências em sua estrutura física, afetando o ensino-aprendizagem dos alunos. Se estabeleceu uma parceria entre o IFSP Sertãozinho e a escola, visando atender a essa demanda e contribuir para a formação dos alunos do IFSP, que participaram como bolsistas, também promoveu o intercâmbio de professores do IFSP para a escola. Durante a execução do projeto, outras escolas da região expressaram interesse em visitar o IFSP, essas visitas tinham o objetivo de divulgar os cursos oferecidos pelo IFSP e prover uma vivência no ambiente acadêmico. Os objetivos específicos do projeto incluem fornecer acesso público às instalações do IFSP Sertãozinho para a realização de atividades educativas e socioculturais e promover uma maior proximidade entre as escolas de Educação Básica e o IFSP. Todas essas ferramentas têm o objetivo de envolver os alunos no processo de ensino e aprendizagem, visando motivá-los. Elas representam uma alternativa ao ensino excessivamente teórico, que muitas vezes não estimula a curiosidade e a criatividade dos estudantes. O PCNEM, destaca a importância da contextualização como um recurso para dar um novo significado ao conhecimento escolar, permitindo aos alunos uma aprendizagem mais significativa. O projeto envolve servidores do IFSP Sertãozinho, alunos bolsistas e voluntários. Eles planejam atividades como oficinas, aulas práticas e visitas guiadas durante as visitas e criaram apresentações sobre os cursos e programas do IFSP para as escolas visitantes. Até o momento, o projeto contou com a participação de mais de mil alunos provenientes de mais de quinze escolas distintas e de mais de sete cidades diferentes e informou a esses alunos sobre como ingressar e participar dos processos seletivos do IFSP, o que desempenhou um papel crucial na orientação e preparação dos alunos, capacitando-os a tomar decisões informadas sobre sua futura educação
Palavras-chave
Acesso; Alunos; Educação; Participação