Tamanho da fonte:
Portas Abertas - IFSP
Última alteração: 2025-03-07
Resumo
O projeto Portas Abertas IFSP proporciona acesso à informação de interesse público, divulgação científica e interação entre a instituição e sua comunidade por meio da apresentação de toda a estrutura e projetos de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos no Campus, as formas de ingresso e os programas de permanência. Voltado principalmente às escolas de 9º ano ou Ensino Médio, principalmente da rede pública, o Portas Abertas permite que esses estudantes visitem as estruturas e projetos do IFSP de modo a poderem conhecer de perto a oferta gratuita de educação, ciência e tecnologia. A metodologia consiste em convidar as escolas da cidade e região que, por meio de divulgação no site institucional do Campus e redes sociais, se inscrevem e programam de forma conjunta as visitas ao IFSP. A visita, monitorada por estudantes bolsistas do IF, percorre as salas de aula, laboratórios, espaços de convivência, esporte e lazer, além de visitar projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus. Nas visitas, os estudantes das escolas recebidas participam de forma ativa, por meio de experimentações e vivências, de oficinas, demonstrações e palestras. Além disso, esses estudantes trocam experiências com os estudantes do IFSP (monitores voluntários nas visitas) sobre os estudos, formação e atividades esportivas e culturais disponíveis no Campus e na região. O Portas Abertas é uma experiência exitosa, pois consegue mobilizar estudantes, servidores, comunidade externa e não apresenta custos e nem depende de equipamentos ou estruturas específicas. Já são 2 anos de aplicação desse projeto, constatado pelo número crescente de inscritos nos processos seletivos do IFSP, na procura externa pelos projetos de pesquisa e extensão e na aproximação constante com as escolas da região. Temos cumprido o papel de apresentar a instituição, todas as oportunidades oferecidas por ela e possibilitar outras perspectivas de estudos e futuro à comunidade
Palavras-chave
Divulgação científica; Rede pública; Experiências; Formação; Mobilizar