Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
Podcasts como Ferramenta Educacional:Produção e Distribuição de Conteúdo para o Ensino de Expressões em Língua Inglesa
Sabrina Espino Prata, Kleiton de Moura Lucarelli

Última alteração: 2025-03-07

Resumo


No cenário pedagógico contemporâneo, é constante a busca por recursos tecnológicos computacionais e digitais no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Com isso em mente, o projeto de Extensão “Yes, We POD”, do IFSP Campus Capivari, tem como objetivo ensinar a língua inglesa através da disponibilização de podcasts, por meio da plataforma de streaming de áudio Spotify. A metodologia de trabalho envolve a criação de episódios baseados em temas sugeridos tanto pela equipe do projeto – formada por um aluno bolsista e três alunas voluntárias, quanto pelos ouvintes. Para facilitar a compreensão, os episódios são gravados em português e as expressões abordadas em inglês. A equipe se reúne semanalmente para discutir os temas, elaborar roteiros e organizar a gravação dos episódios, de forma a assegurar que os conteúdos sejam relevantes e atrativos. Além disso, o projeto conta com uma página no Instagram (@yeswepod.if) na qual acontecem a divulgação dos episódios e interação com o público ouvinte. Como resultados, em relação aos alunos envolvidos diretamente com o projeto, podemos ressaltar a promoção do letramento digital, o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo e a valorização do trabalho coletivo. No que diz respeito à participação da sociedade, as parcerias com outras pessoas que se interessam em participar dos episódios têm enriquecido o trabalho, trazendo diferentes perspectivas e aprofundando os conteúdos abordados. Nesse sentido, destaca-se também a promoção do intercâmbio efetivo do conhecimento, criando uma comunidade de aprendizagem entre os participantes e ouvintes do episódio. Em conclusão, o projeto pode ser um exemplo de como o ensino de línguas pode ser criativo e transformador, pois além de possibilitar o acesso ao idioma e o aprimoramento linguístico e cultural dos aprendizes, também viabiliza a troca de conhecimentos entre os alunos envolvidos e a comunidade

Palavras-chave


Ensino de língua inglesa; Podcasts; Produção de conteúdo educacional