Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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O JOGO COMO FERRAMENTA PARA INTERPRETAR O PATRIMÔNIO: UMA EXPERIÊNCIA NO MUSEU MUNICIPAL ANITA FERREIRA DE MARIA E MEMORIAL DJANIRA, AVARÉ-SP
Raquel Ribeiro de Souza Silva, Allanis Carvalho do Alto

Última alteração: 2025-02-18

Resumo


O conceito de museu está em constante evolução no Brasil e no mundo buscado proporcionar oportunidades de vivências que conciliam atividades educativas e de lazer. Contudo, no Brasil, o que se observa é o distanciamento de uma parcela considerável da população desses espaços culturais. No município de Avaré, o Museu Municipal Anita Ferreira De Maria e o Memorial Djanira, fazem parte dessa realidade. De acordo, com o responsável por ambos os espaços, a frequência de visitação é baixa, e não há um controle formal da quantidade de visitantes. Apesar de não ser formalmente quantificado, é predominante a presença de escolas da rede municipal, estadual e privada do município. Contudo, não há material impresso específico sobre as exposições para ser usado durante e ou após a visita como recurso de interpretação do patrimônio. Esse projeto propõe inicialmente uma integração desses espaços com o Instituto Federal de São Paulo, campus Avaré, envolvendo alunos do Curso Técnico Integrado em Lazer, por intermédio de duas ações de extensão: visita técnica e a elaboração de material impresso, no formato livro-jogos a ser disponibilizado para o museu e memorial para futura reprodução. Esse material impresso será composto por atividades, como jogos de palavras, espaço para desenhar e completar desenhos reproduzidos com base nas obras artísticas expostas, jogos de perguntas e respostas sobre fatos históricos do município, entre outros, com o objetivo de explorar os elementos presentes no acervo do museu e do memorial. Considerando a importância de uma conscientização sobre o patrimônio cultural, bem como o propósito de proporcionar vivências que auxiliem o aluno a construir um reportório amplo de atividades recreativas que contemplem as diversas dimensões do lazer, a elaboração desse material, além de alcançar a comunidade externa, constitui-se em mais um elemento para compor esse repertório

Palavras-chave


Museu; Patrimônio; Jogos; Aprendizagem