Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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O IMPACTO DA MENTORIA PAR-A-PAR NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA MENINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Maria Jeanna Souza dos Santos Oliveira, Nicolly Libânio Lima, Stephanie Farias dos Santos

Última alteração: 2025-02-18

Resumo


O presente estudo investiga o impacto de um programa de mentoria par-a-par na promoção do interesse e desenvolvimento de habilidades em programação em meninas do ensino fundamental e médio de escolas públicas do município de Cubatão. Através do projeto "Meninas na TI", alunas dos cursos, Ensino Médio Integrado a Informática e, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFSP Campus Cubatão, atuando como mentoras, ministraram cursos de introdução à programação (Scratch e HTML) para meninas da rede de ensino da Prefeitura de Cubatão. Os encontros do programa de mentoria foram realizados semanalmente, com duração de duas horas, em laboratório de informática do Campus ou da escola parceira. As atividades foram planejadas de forma a proporcionar um aprendizado gradual e progressivo, iniciando com a introdução ao Scratch e, posteriormente, avançando para o HTML. As mentoras utilizaram uma abordagem lúdica e prática, incentivando as participantes a criarem seus próprios projetos. A cada encontro, era apresentado um novo conceito ou ferramenta, e as participantes realizavam atividades práticas para fixar o aprendizado. Ao final de cada atividade, era reservado um tempo para discussão e resolução de dúvidas. O objetivo principal do estudo foi avaliar o impacto dessa iniciativa na aprendizagem e motivação das meninas participantes. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, com coleta de dados por meio de análise de conteúdo das atividades realizadas durante os encontros de mentoria.  Os resultados preliminares indicam que a mentoria par-a-par estimulou o interesse das meninas pela programação e no desenvolvimento de suas habilidades em tecnologia. Além disso, a abordagem lúdica e prática utilizada nas atividades favoreceu a compreensão dos conceitos e o desenvolvimento de projetos autônomos. Espera-se que este estudo contribua para a produção de conhecimento sobre a eficácia da mentoria par-a-par como estratégia para incentivar a participação de meninas em áreas STEM


Palavras-chave


Educação Tecnológica; Meninas; Mentoria par-a-par; Ensino de programação; Scratch; HTML; STEM