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Moléculas AR: Aplicativo de Realidade Aumentada em Dispositivos Móveis Android como instrumento de auxílio para o Ensino de Química
Última alteração: 2025-02-18
Resumo
O ensino de Química, representa um dos mais expressivos exemplos do impacto que as tecnologias móveis podem promover quanto ao processo de ensino-apredizagem. A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são representações significativas destes avanços tecnológicos promovidos pelos dispositivos móveis. E, desta forma, contribuem para um aprendizado dinâmico suscitando a curiosidade dos alunos em compreender e visualizar as teorias sob uma nova perspectiva. A realidade aumentada, uma das tecnologias mais sofisticadas de realidade virtual e eficaz como meio de aprendizado, qualifica-se para integrar a educação com a visualização de estruturas químicas e biológicas, permitindo experiências impressionantes e imersivas. Assim, a integração dos smartphones com os aplicativos de Realidade Aumentada é um método inovador de ensinar habilidades de raciocínio espacial aos estudantes de química. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi utilizar softwares livres como o Avogadro, Blender 2.79, Unity e Vuforia, para modelar estruturas de moléculas que possam ilustrar os conceitos de Geometria Molecular e Isomeria Espacial. A utilização destas ferramentas permite construir moléculas com aplicação de interatividades em 3D para sistema Android de dispositivos móveis que proporcionam maior envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, aumentando a capacidade cognitiva de trabalho dos alunos e professores tanto no âmbito presencial quanto no ensino à distância. O aplicativo Moléculas AR encontra-se disponível para utilização no Google Play Store abrangendo conteúdos de Geometria Molecular, Isomeria Espacial dentre outros. Atualmente o aplicativo encontra-se em fase de avaliação por usuários e divulgação através de atividades de curricularização da extensão do curso de Licenciatura em Química do IFSP - Campus Campinas
Palavras-chave
APK; Android; Realidade Aumentada; Ensino de Química