Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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MÉTODOS UTILIZADOS NA MEDIAÇÃO NO CLUBE DE LEITURA DO PROJETO DE EXTENSÃO ANACA REALIZADO NA PENITENCIÁRIA MASCULINA DA CIDADE DE CASA BRANCA
Amanda Araújo Passoni, Paulo José Evaristo da Silva

Última alteração: 2025-02-18

Resumo


Uma das maneiras do reeducando remir sua pena é através da leitura. O projeto de extensão ANACA conta com a condução de clubes de leitura feitos dentro da penitenciária, sendo feito encontros com os mediadores durante e após a leitura do livro. Os participantes escrevem um relatório ao final da leitura que será validado. Muitos dos reeducandos não terminaram ou estão a muito tempo sem contato com os estudos. Isso faz com que para muitos seja difícil entender conceitos básicos, necessitando que seja utilizada uma metodologia alternativa. O objetivo deste documento é apresentar os métodos utilizados na mediação do clube do livro realizado na Penitenciária “Joaquim de Sylos Cintra”. A mediação começa com a apresentação de slides, sempre em relação com o livro lido. Um tema da língua portuguesa é abordado, com linguagem descontraída e simples, para que todos compreendam, ajudando na escrita do relatório. É feita uma abertura para perguntas a cada tópico e também ao final, além de sugerirem o tema de português do próximo encontro. Vídeos sobre assuntos abordados no livro ou sobre o próprio são apresentados e em seguida é feita uma atividade, geralmente oral, conectando a leitura com os vídeos assistidos. Ao final, é feita uma discussão de ideias sobre o livro e assuntos relacionados. A metodologia utilizada, valorizando o senso crítico dos participantes e dando abertura, fez com que eles se sentissem mais motivados em participar nos encontros, pois são como um momento de descontração, e não uma obrigação. As redações feitas mudaram. Muitos dos participantes agora tentam usar regras de português em suas redações, o que não faziam por falta de conhecimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios quanto a utilização de métodos. Foram pensados métodos que seriam realmente eficientes e bem recebidos. Desse modo, foi necessário se colocar no lugar dos participantes, pensar em quais propostas iriam gerar mais interesse

Palavras-chave


Educação; Penitenciária; Reeducando; Métodos