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MÉTODOS UTILIZADOS NA MEDIAÇÃO NO CLUBE DE LEITURA DO PROJETO DE EXTENSÃO ANACA REALIZADO NA PENITENCIÁRIA MASCULINA DA CIDADE DE CASA BRANCA
Última alteração: 2025-02-18
Resumo
Uma das maneiras do reeducando remir sua pena é através da leitura. O projeto de extensão ANACA conta com a condução de clubes de leitura feitos dentro da penitenciária, sendo feito encontros com os mediadores durante e após a leitura do livro. Os participantes escrevem um relatório ao final da leitura que será validado. Muitos dos reeducandos não terminaram ou estão a muito tempo sem contato com os estudos. Isso faz com que para muitos seja difícil entender conceitos básicos, necessitando que seja utilizada uma metodologia alternativa. O objetivo deste documento é apresentar os métodos utilizados na mediação do clube do livro realizado na Penitenciária “Joaquim de Sylos Cintra”. A mediação começa com a apresentação de slides, sempre em relação com o livro lido. Um tema da língua portuguesa é abordado, com linguagem descontraída e simples, para que todos compreendam, ajudando na escrita do relatório. É feita uma abertura para perguntas a cada tópico e também ao final, além de sugerirem o tema de português do próximo encontro. Vídeos sobre assuntos abordados no livro ou sobre o próprio são apresentados e em seguida é feita uma atividade, geralmente oral, conectando a leitura com os vídeos assistidos. Ao final, é feita uma discussão de ideias sobre o livro e assuntos relacionados. A metodologia utilizada, valorizando o senso crítico dos participantes e dando abertura, fez com que eles se sentissem mais motivados em participar nos encontros, pois são como um momento de descontração, e não uma obrigação. As redações feitas mudaram. Muitos dos participantes agora tentam usar regras de português em suas redações, o que não faziam por falta de conhecimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios quanto a utilização de métodos. Foram pensados métodos que seriam realmente eficientes e bem recebidos. Desse modo, foi necessário se colocar no lugar dos participantes, pensar em quais propostas iriam gerar mais interesse
Palavras-chave
Educação; Penitenciária; Reeducando; Métodos