Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
Laboratório IFMaker/MindHacker Capivari: espaços para educação "mão na massa"
Estephane Aleqssandra de Souza Galdino, Denner Eduardo Costa Garcia, Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves, Alexandre Garcia Aguado

Última alteração: 2025-02-18

Resumo


Desde 2017 o lab IFMaker Capivari tem sido um espaço motivador da interdisciplinaridade, criatividade e experimentação onde múltiplos projetos de ensino, pesquisa e extensão têm sido desenvolvidos utilizando os recursos de impressão 3D, corte a laser, eletrônica e outras ferramentas. Um dos desafios está na gestão do lab de forma que todos se sintam acolhidos e engajados no cuidado coletivo. O objetivo do projeto é cuidar do lab através da gestão de uma estrutura de organização documental e humana, que motive e apoie as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Através de reuniões quinzenais entre a equipe, as ações são organizadas, tendo como condução a busca de criação coletiva com a comunidade. As avaliações das ações são qualitativas e dialógicas, tendo como pressupostos os elementos da pesquisa ação colaborativa. Além das atividades de gestão do espaço e manutenção periódica das máquinas, oficinas mensais são ofertadas para/com a comunidade. A partir dessas oficinas, as pessoas obtêm carimbos em um “Passaporte Maker”. Cada carimbo significa o domínio de uma das máquinas do lab. De segunda a sexta em horários divulgados amplamente o lab fica aberto para a população com o atendimento/suporte dos bolsistas. O projeto conseguiu implementar uma gestão mais eficiente dos recursos e promover um ambiente mais colaborativo e inclusivo. As oficinas ajudaram a consolidar o conhecimento dos bolsistas e a disseminar a prática entre a comunidade. A criação de Recursos Educacionais Abertos (REA) facilitou o acesso a materiais educativos, ampliando as oportunidades de aprendizado. O projeto tem se destacado por melhorar a organização e o uso dos recursos do laboratório, além de fortalecer a colaboração entre os participantes. Futuras iniciativas devem focar na ampliação do alcance das oficinas e na atualização contínua dos materiais educacionai

Palavras-chave


IFMAKER; Educação Maker; Aprendizagem Mão-na-massa; Tecnologias Comunitárias