Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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InfoEducativa: a informática de forma lúdica e divertida
Marcius Gabriel Scriboni da Costa Arante, Juliana de Fátima Franciscani, Ivan Oliveira Lopes

Última alteração: 2025-02-18

Resumo


O projeto de extensão InfoEducativa foi desenvolvido para fornecer às crianças de 10 a 12 anos que frequentam o Lar Celina, no contraturno escolar, uma compreensão dos conceitos básicos de informática e uma introdução à programação. Localizado em um bairro de alta vulnerabilidade social em Votuporanga, o Lar Celina atende crianças em situação de grande fragilidade. O intuito do projeto é criar oportunidades e despertar o interesse pela tecnologia, promovendo a inclusão digital e fortalecendo o potencial acadêmico dessas crianças. Na primeira fase, o projeto focou em informática básica, desde tarefas fundamentais como ligar e desligar o computador até atividades mais avançadas, como uso de pen drives, pesquisas na internet, digitação, download de imagens e uso de aplicativos de edição de texto. Atualmente, a segunda fase concentra-se em programação com Scratch, onde as crianças aprendem a criar histórias interativas, animações e jogos com blocos de comandos. Novos tópicos e desafios serão apresentados às crianças para que possam expandir seus horizontes. Nessa etapa será inserido conceitos mais avançados de programação, como loops e condições, e a melhoria dos jogos e histórias criados. Entre os desafios enfrentados, destacam-se a diversidade nos conhecimentos das crianças e a manutenção do engajamento. Para superar esses obstáculos, as aulas foram planejadas de forma modular e flexível, permitindo que cada um avance no seu próprio ritmo. Foram inseridas competições e atividades variadas para manter o interesse das crianças. A aula de Scratch têm feito sucesso por combinar criatividade com aprendizado de programação. O projeto tem proporcionado uma jornada de aprendizado e crescimento para os envolvidos. As crianças desenvolvem conhecimentos e habilidades de pensamento crítico e lógico, e o aluno extensionista aprimora suas competências tecnológicas e sociais, enriquecendo sua experiência tanto no aspecto técnico quanto no social

Palavras-chave


Informática; Tecnologia; Lógica; Programação; Scratch