Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

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Inclusão Digital para pessoas com Deficiência Intelectual
Celia Leiko Ogawa Kawabata

Última alteração: 2025-02-24

Resumo


O projeto de extensão "Inclusão Digital para Alunos com Deficiência Intelectual" foi desenvolvido com o objetivo de promover a inclusão digital de alunos com deficiência intelectual, permitindo-lhes acesso às tecnologias da informação e comunicação (TICs) de maneira acessível e adaptada. Considerando o papel essencial da tecnologia na sociedade contemporânea, a inclusão digital desses alunos é crucial para sua participação ativa e independente no mundo digital. O projeto visou capacitar alunos com deficiência intelectual nas habilidades básicas de informática, promovendo a inclusão social e digital, além de desenvolver a autonomia e a autoestima dos participantes. O projeto foi realizado em parceria com a Apae de São Carlos, que identificou e selecionou os alunos participantes. As aulas foram ministradas semanalmente por uma equipe composta por professores e estudantes do IFSP. O conteúdo das aulas foi adaptado às necessidades dos alunos, de acordo com as atividades já desenvolvidas pelos alunos na Apae. As aulas de informática básica incluíram o uso de softwares de navegação na internet e editores de texto, sempre considerando as limitações e habilidades de cada aluno. Os alunos apresentaram significativo progresso na utilização das ferramentas digitais, o que contribuiu para sua independência e inclusão no ambiente digital. A parceria com a Apae de São Carlos foi essencial para o sucesso do projeto, garantindo a adaptação das atividades às necessidades dos participantes. O aumento da autoestima e da confiança dos alunos foi um dos resultados mais notáveis, refletindo na sua maior integração social. O projeto demonstrou a importância de iniciativas que promovam a inclusão digital de pessoas com deficiência intelectual. As atividades realizadas contribuíram para a formação de cidadãos mais autônomos e integrados socialmente, destacando a relevância da continuidade desse tipo de ação

Palavras-chave


Deficiência Intelectual; Acessibilidade; Tecnologia da Informação; Cidadania