Conferências do IFSP, VIII CONEMAC - CONGRESSO DE EXTENSÃO E MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
Incentivo à leitura e à criação artística através da robótica
Ricardo Arai, Danilo Douglas Linhares, Miguel Cardoso Sarraf de Oliveira, Mateus Moreira de Souza

Última alteração: 2025-02-24

Resumo


O Brasil é um grande consumidor de tecnologias relacionadas à robótica, mas carece de formação tecnológica para amenizar esta dependência. O ensino de programação e eletrônica através da robótica pode ser uma forma de contornar este problema, além de contribuir para uma educação de qualidade, porém esta formação costuma ser ofertada apenas em alguns cursos técnicos e de graduação, fazendo com que a maioria da população desconheça este conteúdo. Com o intuito de reverter este quadro, vislumbrou-se iniciar este processo de aprendizado em alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental de forma associada com o incentivo à leitura e à criação artística. O planejamento e desenvolvimento do projeto ocorreu em articulação com a Escola Municipal de Educação Básica Dalila Galli e o Sistema de Bibliotecas do Município de São Carlos. Desde 2022, o IFSP São Carlos realiza projetos de extensão em conjunto visando a iniciação tecnológica dos alunos da rede pública na área de robótica. A metodologia consistiu na oferta de 6 oficinas na biblioteca da escola voltadas ao desenvolvimento de objetos artísticos que representam a estória de um livro e que possua movimento e/ou interatividade. Ao final do ciclo das oficinas, os alunos realizam uma mostra, na qual os participantes são estimulados a apresentarem seus trabalhos e explicarem como foi o processo criativo deles. Para o desenvolvimento das oficinas foram empregadas as metodologias de ensino da Cultura Maker e Aprendizagem baseada em problema. No estágio atual do projeto, foi concluída uma turma com 16 alunos. Ao final deste primeiro ciclo de oficina, foi identificado que a metodologia incentivou a leitura e a criação artística através da criação de objetos artísticos que representam os livros lidos pelos alunos, assim como o aprendizado sobre robótica

Palavras-chave


Iniciação Tecnológica; Robótica; Literatura; Arte