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Implantação da Curricularização da Extensão no Curso da Engenharia Civil: diretrizes, expectativas e desafios
Última alteração: 2025-02-24
Resumo
A Curricularização da Extensão, estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa, que está em sua fase inicial de implementação. A aplicação concreta desta ação, contudo, levanta preocupações, dadas as caractericas encontradas no Instituto Federal de São Paulo, a curricularização da extensão terá que enfrentar desafios, tais como: ampliação da oferta e valorização das atividades de extensão, novas formas de relacionamento com a sociedade e atitude mais propositiva e ativa de professores e estudantes. Foi definido que a incorporação das atividades de extensão no Projeto Pedagógico de Curso de Engenharia Civil ocorreria como componentes curriculares específicos de extensão, inseridos na estrutura da matriz curricular, com carga horária das atividades totalizam 384,8 h, representando 10,2% da carga horária total, inicia no 4º semestre do curso e termina no 8º semestre. A proposta das atividades foi baseada no modelo já exitosos, que combina os seguintes métodos: aprendizagem de habilidades por meio da experiência; reflexão crítica sobre as experiências; trabalho em pequeno grupo para suporte e validação; programa longitudinal coeso para desenvolvimento total. No curso da engenharia civil, diversas são as atividades que podem ser desempenhadas pelos estudantes, as quais poderão auxiliar agentes públicos governamentais (como prefeituras e subprefeituras), assim como agentes comunitários (como associações de bairro), melhorando os espaços e equipamentos de uso público pelas comunidades a serem atendidas com tais atividades. O objetivo deste artigo é propor alternativas para viabilização da implementação da curricularização da extensão no curso de graduação de Engenharia Civil do IFSP, no campus São Paulo, contemplando suas diretrizes, expectativas e pontuando os principais desafios que serão enfrentados
Palavras-chave
Curricularização da Extensão; Engenharia Civil; Diretrizes